Pergunta 3
Leia o trecho a seguir:
“Faz-se mister observar que integra o juízo de admissibilidade do recurso a decisão que registra em quais efeitos o recurso interposto deverá ser recebido. Deve, portanto, o juízo se pronunciar de ofício sobre isto, embora este seu pronunciamento poderá ser revogado, caso haja alguma equivocidade, a qual deverá ser corrigida de ofício ou por petição simples da parte, sem que seja necessário interpor novo recurso, de maneira a impedir a celeridade processual.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conceito e natureza jurídica dos recursos, juízo de admissibilidade e juízo de mérito, pode-se afirmar que os mais variados tipos de recursos (a apelação, o agravo de instrumento e os recursos especiais) são, geralmente, derivados:
de um erro na formalidade da ação.
de uma invalidação de uma ação judicial.
de uma ação judicial em curso.
de um pronunciamento judicial.
de uma violação material.
Soluções para a tarefa
Resposta: de uma ação judicial em curso.
Explicação: Recurso é um instrumento processual por meio do qual a parte (MP, ou terceiro prejudicado) se vale para impugnar, NO MESMO PROCESSO, determinados pronunciamentos jurisprudenciais, objetivando a sua reforma, invalidade, esclarecimento ou integração. (Lopes Jr. Jaylton, pág. 957, Editora Juspodvim, Ed. 2022).
A resposta correta é a alternativa "C", pois, conforme os mais variados tipos de recursos (a apelação, o agravo de instrumento e os recursos especiais) podemos entender que os mesmos, geralmente são derivados de uma ação judicial em curso.
Ação judicial
A ação judicial pode ser entendida através de fatos que dão origem à um processo judicial, em que uma pessoa processa outra e pede que o Estado intervenha na situação. O Poder Judiciário é chamado nesses casos para que participe e decida quem possui maiores razões comprovados sobre tal causa.
Saiba mais sobre ação judicial: brainly.com.br/tarefa/16077952
#SPJ2