Administração, perguntado por maristonnovaes, 1 ano atrás

PERGUNTA 3 “[...] a prática sistemática do planejamento governamental teve início [...] na extinta União Soviética, quando os planos governamentais passaram a ser utilizados para substituir o mecanismo do mercado como regulador automático da economia e da sociedade.” Desde então, as técnicas de planejamento governamental vêm evoluindo, gradativamente, no sentido de incorporar aos processos a complexidade da sociedade contemporânea e sua relação com os governos. Nesse sentido, o autor ainda aponta que o Estado moderno transcendeu do modelo de planejamento normativo, que enxergava a comunidade como algo passivo e, assim, pronta para aceitar a ação governamental da maneira que o governo considerasse melhor, para o modelo conhecido como Planejamento Estratégico Situacional (PES). Sobre o PES, assinale a alternativa correta. Assim como no modelo normativo, o PES é iniciado com o diagnóstico da situação e, a partir disso, o planejador reduz o sistema ao mínimo possível de maneira que as variáveis possam ser minimamente controladas. É o modelo de planejamento que permite a pactuação dos cortes orçamentários em caso de insuficiência de arrecadação. Legitima-se democraticamente ao abrir a esfera pública à participação da sociedade desorganizada. No PES, as instituições são deixadas em segundo plano. O importante é estabelecer a arena e convocar os indivíduos, representados ou não, para opinarem e auxiliarem no que couber. Ao incorporar a variável política ao planejamento, o PES entende que a realidade social é algo complexo e, como tal, as ações de determinados atores afetam os resultados esperados por outros. Nesse sentido, no final, o que se espera é, apenas, estar o mais perto possível da meta pretendida. É o modelo que melhor se encaixa nos governos neoliberais dos anos 1990, pois, ao passo que busca agilidade e desenvolvimento econômico, reconhece a importância de repartir com a sociedade o fardo da governabilidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0

O planejamento estratégico situacional diante do contexto apresentado pode ser evidenciado como Método criado e desenvolvido por Carlos Matua que trata da observação da ralidade vivida de uma empresa e da obtenção ainda diante disso de posturas flexíveis diante mudanças possíveis diante de uma organização empresarial.

Logo, os planos da estratégia situacional apresentam que as opções devem estar dispostas a grande alterações, dependendo das variáveis que possam aparecer.

Perguntas interessantes