Português, perguntado por carol30534, 1 ano atrás

Pergunta 3
A política de forja de um determinado padrão de nacionalidade buscado pelo governo Vargas encontrou na Igreja Católica e em seus apoiadores - o chamado laicato católico - um importante aliado. Essa aliança, como é próprio de tais arranjos, prevê contrapartidas. Quais teriam sido, no domínio educacional, as demandas pleiteadas pela cúpula da Igreja Católica no Brasil e pelos membros mais proeminentes do laicato católico junto ao Ministério da Educação?

a-Fiscalização dos poderes públicos para que os(as) alunos(as) matriculados(as) em escolas primárias públicas - especialmente os filhos de imigrantes de outras crenças - adquirissem hábitos religiosos católicos por orientação dos(as) professores(as), a fim de contribuir, gradualmente, para a afirmação do cristianismo de base católica como a crença religiosa exclusiva em território nacional.
b-Reivindicação de apoio para a realização de congressos católicos de Educação nos vários estados e em geral para os trabalhos sociais da Ação Católica Brasileira; reativação do Regime do Padroado no Brasil, em que o Presidente da República recebesse o título de Chefe da Igreja no país e a nomeação dos bispos estivesse a seu cargo, realizando, nesse sentido os desígnios de afirmação de uma identidade nacional de base católica.
c-Facilidades para a introdução do ensino religioso nas escolas em todo o país; apoio para a fundação de Faculdades católicas de Teologia nas Universidades então existentes e a serem criadas; intervenção do Executivo para pressionar a Justiça Eleitoral, a fim de aprovar a criação do Partido da Ação Católica Nacional.
d-Reivindicação junto à administração pública para que se fizesse imprimir ou conceder auxílio para a publicação de obras ou opúsculos contendo doutrina antimarxista e de propaganda antissoviética; esforços do Ministério da Educação para defender as humanidades clássicas - latim e grego - e sua incorporação no Plano Nacional de Educação (a ser elaborado).
e-Insistência do Ministério da Educação para entendimento com os estados a fim de alcançar uniformidade na orientação educativa; que a pasta federal da Educação transferisse a responsabilidade exclusiva para a formação de professores para atuar no Ensino Secundário e Superior para as arquidioceses.


Pergunta 4
A Associação Brasileira de Educação (ABE), criada em 1924, obteve certo protagonismo nos debates acerca da renovação educacional no Brasil desde a sua criação até a primeira metade dos anos 1930. A respeito dessa associação é correto afirmar que:

a-Representava os interesses da burguesia industrial do eixo Rio-São Paulo, batendo-se pelo compromisso das administrações estaduais em expandir o número de escolas profissionais primárias, a fim de fornecer mão-de-obra qualificada para a indústria, apoiando para isso a introdução, nesses estabelecimentos, da pedagogia libertária que caracterizava as escolas anarquistas.
b-No âmbito daquilo que a ocupou entre meados da década de 1920 e 1930, teve especial relevo o tema da “organização do trabalho”, o qual além de demonstrar uma preocupação com a formação dos indivíduos para o mundo fabril que se constituía, relacionava-se intrinsecamente com expectativas de modernização da sociedade, das estruturas de ensino e de controle social e disciplinarização das populações.
c-Com o fito de ampliar sua capacidade de intervenção na cena pública, associou-se a alguns dos movimentos contestadores da Primeira República, como o tenentismo e a Ação Integralista.
d-Constituiu-se no embrião do Ministério da Educação e Saúde, sendo seu presidente, Francisco Campos, nomeado Ministro da Educação e o edifício em que fora fundado em 1924 tendo servido para sediar o recém-criado ministério.
e-Correspondeu ao lugar primordial em que os educadores mais proeminentes que assinariam o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova em 1932, como Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Anísio Teixeira, iniciaram seus projetos de reforma de ensino nos estados em que assumiram funções burocráticas.

Soluções para a tarefa

Respondido por hugomarianohugo
13

Resposta:

Reivindicação junto à administração pública para que se fizesse imprimir ou conceder auxílio para a publicação de obras ou opúsculos contendo doutrina antimarxista e de propaganda antissoviética; esforços do Ministério da Educação para defender as humanidades clássicas - latim e grego - e sua incorporação no Plano Nacional de Educação (a ser elaborado).

Explicação:

CONFIRMADO


akicarro: Confirmado!
jovemguara2: CORRETA
HenriqueAMFaria: Correta, confirmada em teste.
Respondido por leacarla29
3

Resposta:

Reivindicação junto à administração pública para que se fizesse imprimir ou conceder auxílio para a publicação de obras ou opúsculos contendo doutrina antimarxista e de propaganda antissoviética; esforços do Ministério da Educação para defender as humanidades clássicas - latim e grego - e sua incorporação no Plano Nacional de Educação (a ser elaborado).

Explicação: resposta confirmada , feito pesquisa , e nota 10 em teste aplicado.


jovemguara2: CORRETA
Perguntas interessantes