PERGUNTA 1
Segundo Maria Isabel Cunha, quando os estudantes reconhecem o professor como bom ou o melhor do curso, eles levam em consideração: domínio do conteúdo, organização da aula e relações positivas. A autora específica que quando os estudantes verbalizam os motivos para definir o professor como bom, geralmente, são motivados por:
a.
Aspectos afetivos.
b.
Aspectos conceituais.
c.
Aspectos psicológicos.
d.
Aspectos criativos.
e.
Aspectos motivacionais.
3,33 pontos
PERGUNTA 2
Na videoaula “O aluno e o saber”, a preocupação central é com o saber escolar e com a relação professor-aluno. Na videoaula é mostrada uma atividade que foi realizada a partir do interesse dos estudantes e desenvolvida pela professora em sala de aula, um grupo de alunos do sexto ano quis abordar a poluição no Oceano Pacífico. No desenvolvimento da atividade, a professora ficou surpresa porque:
a.
Dois estudantes que não demonstravam estar aprendendo, no relato oral, explanaram com clareza e segurança, o que fez a professora repensar as estratégias de ensino que aplicava.
b.
O grupo não demonstrava estar aprendendo, mas no relato oral explanou com clareza e segurança, o que fez a professora decidir manter as estratégias de ensino que aplicava.
c.
Um estudante que não demonstrava estar aprendendo, no relato oral, explanou com clareza e segurança, o que fez a professora repensar as estratégias de ensino que aplicava.
d.
Um estudante que demonstrava estar aprendendo, no relato oral, explanou com clareza e segurança, o que fez a professora manter as estratégias de ensino que aplicava.
e.
Os estudantes que não demonstravam estar aprendendo, no relato oral, explanaram com clareza e segurança, o que fez a professora repensar as estratégias de ensino que aplicava.
3,34 pontos
PERGUNTA 3
Na videoaula há referência a Pierre Bourdieu e sua afirmação sobre as desigualdades sociais e a diferença de capitais presentes em função disso. No texto do Prof. Jaime Cordeiro, ao referir-se a determinada classe social, o autor escreve: “Nesses setores, as crianças quase sempre começavam, e em muitos casos ainda começam, a trabalhar com pouca idade.”. A qual classe o autor se refere?
a.
Média.
b.
Alta.
c.
Mediana.
d.
Abastada.
e.
Popular.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - A. Aspectos afetivos.
2- C. Um estudante que não demonstrava estar aprendendo, no relato oral, explanou com clareza e segurança, o que fez a professora repensar as estratégias de ensino que aplicava.
3 - E. Popular
Explicação:
Os aspectos afetivos na educação são quase sempre o motivo da escolha pelos professores que os alunos mais gostam, configurando a resposta A como correta. Em relação a surpresa que a professora teve é possível definir a resposta C como correta, finalizando esta tarefa com a alternativa E identificando a classe popular como aquela que por um tempo necessitou trabalhar desde cedo.
- A
- C
- E
A afetividade na educação
Wallon, em sua teoria psicogenética, destaca que muitos dos objetivos a serem alcançados na escola dependem da comunicação entre professor e aluno e, consequentemente, a respeito da afetividade.
A aprendizagem pode ser facilitada se o professor demonstrar apoio a seus alunos e oportunizar que os mesmos sintam segurança, ou seja, o aluno precisa confiar que irá fazer uma pergunta e o professor o auxiliará na busca de respostas.
Quer saber mais sobre a afetividade na educação?
https://brainly.com.br/tarefa/22978793
https://brainly.com.br/tarefa/29413610