pergunta 1 quais as diferenças sociais entre a população branca e negra
Soluções para a tarefa
O Brasil possui uma das populações mais negras fora da África: os brasileiros que se declararam pardos e pretos são maioria no País. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do IBGE, eles compõem 45% e 8,6% do total, respectivamente, em comparação à população autodeclarada branca (45,5%).
Entretanto, a desigualdade entre pessoas de diferentes tons de pele, herança da escravidão, é um dos piores problemas sociais do País. Situação antiga, persistente e pouco combatida pelo poder público, que faz com que os indivíduos sofram os efeitos do racismo e da discriminação em todos os ambientes da sociedade.
Na Educação não é diferente. Segundo a Pnad 2014, o atendimento de crianças pretas e pardas de 4 e 5 anos na Pré-escola é menor do que entre as brancas. Essa brecha, que chegava a 5,7 pontos percentuais entre brancas e pretas em 2001, tem sido reduzida, mas ainda retrata uma desigualdade no acesso que precisa ser combatida.
No Ensino Fundamental, embora no aspecto do acesso a diferença seja bem pequena, a a desigualdade entre esses dois segmentos da população se acentua quando olhamos para aqueles que concluem a etapa na idade certa: 82,6% dos que se declaram brancos conseguem concluir o Fundamental até os 16 anos, enquanto entre pretos e pardos o percentual é de 66,4% e 67,8%, respectivamente. Já em relação aos jovens de 15 a 17 anos, a taxa de matrícula no Ensino Médio entre os brancos é cerca de 15 pontos percentuais a mais do que entre os pretos e os pardos .