PERGUNTA 1
O texto A Pedagogia da exclusão no ensino da língua escrita, da autora Silvia M. Gasparian Colello, aponta que as escolas, muitas vezes, desconsideram o estudante como “sujeito falante”. Tal desconsideração pode ocorrer desde os primeiros anos da escolarização. Tendo em vista superar ações educativas excludentes, o professor pode contemplar em suas aulas:
livros didáticos. A utilização de apostilas e livros didáticos é uma estratégia de ensino formal e regimentada, capaz de modificar a intencionalidade educativa.
os sistemas apostilados vinculados ao sistema de ensino no qual estão inseridos. Dessa forma, as práticas educativas poderão ter coesão e coerência.
reflexões a respeito da diversidade linguística, atividades vinculadas aos diversos gêneros textuais, além de obras com os dialetos/gírias conhecidos pelos estudantes.
práticas de ortografia vinculadas à norma culta e produções escritas baseadas na cópia de textos expostos na lousa.
livros e músicas dos diferentes gêneros, solicitando aos estudantes que realizem cópias das obras apresentadas.
2 pontos
PERGUNTA 2
No texto, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam, o autor Paulo Freire (1989, p. 15) afirma que: “do ponto de vista crítico, é tão impossível negar a natureza política do processo educativo quanto negar o caráter educativo do ato político.” A partir deste pressuposto, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F):
I – Os educadores são agentes políticos e ao compreenderem que seu papel é central na transformação social se torna possível o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e que tenham como foco central a formação crítica dos estudantes. VerdadeiroFalso
II – O referido pressuposto não pode ser levado em conta nos dias atuais, pois, com os conflitos políticos que vivemos, o professor poderá ter problemas com a gestão educacional, ou com os pais dos alunos, ao abordar política em suas práticas escolares. VerdadeiroFalso
III – Quando o educador tem como objetivo cumprir com todo o planejamento, ou seja, contemplar todos os saberes e habilidades presentes no currículo educacional, ele não tem condições práticas para questões políticas em sala de aula. VerdadeiroFalso
IV – As questões políticas são muito importantes para a formação social do sujeito, entretanto é indicado que na escola elas sejam abordadas em disciplinas optativas ou em projetos eletivos. VerdadeiroFalso
V – É impossível que o processo educacional ocorra de forma neutra. A Educação está intimamente ligada às disputas de poder e termos clareza desta relação colabora com o planejamento de nossas práticas educativas. VerdadeiroFalso
2 pontos
PERGUNTA 3
Retornando ao texto-base, Compreender para ensinar melhor, de Silvia M. Gasparian Colello, a ideia de um método infalível aparece de forma recorrente nas reflexões a respeito da didática da alfabetização. É compreensível que se busque tal modelo, pois os educadores estão sujeitos às metas de eficiência e resultado. A partir desta problemática, analise as afirmativas a seguir e selecione aquelas que se referem a um posicionamento didático mais flexível:
I – As metas pedagógicas são essenciais, pois é necessário que os professores realizem um controle para que toda a turma caminhe de forma homogênea, com foco e nível pré-estabelecidos.
II – Os diferentes métodos já estão presentes nos materiais apostilados. Ou seja, o professor não precisa se preocupar com diversificar as estratégias de ensino.
III – No processo de alfabetização é necessário considerar a complexidade das relações na escola, dos modos de assimilação e dos processos de construção do saber.
IV – É necessário levar em conta que o percurso de aprendizagem dos estudantes não é uma trajetória linear de progressão cognitiva.
V – Os estudantes aprendem de diferentes formas e com suas diversas experiências e com diferentes ritmos, não há como controlar esse processo.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III.
II, III e V.
IV e V.
II e V.
III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- "Retornando ao texto-base, Compreender para ensinar melhor, de Silvia M. Gasparian Colello, a ideia....."
III, IV e V.
2- "O texto A Pedagogia da exclusão no ensino da língua escrita, da autora Silvia M. Gasparian Colello, aponta que as escolas...."
reflexões a respeito da diversidade linguística, atividades vinculadas aos diversos gêneros textuais, além de obras com os dialetos/gírias conhecidos pelos estudantes.
3- "No texto-base, Compreender bem para ensinar melhor, de Silvia M. Gasparian Colello, para superar ..."
desenvolver práticas educativas que contemplem situações cotidianas com desafios contextualizados e passíveis de serem resolvidos pelos estudantes.
4- "No texto Tempo de aprender a ler: a alfabetização narrada por escritores, da autora Marlene Carvalho (2011), são narradas ..."
I, III, IV e V.
5- "Os educadores são agentes políticos e ao compreenderem que seu papel é central na transformação social se..." VERDADEIRO
"O referido pressuposto não pode ser levado em conta nos dias atuais, pois, com os conflitos políticos ..." FALSO
"Quando o educador tem como objetivo cumprir com todo o planejamento, ou seja, contemplar todos os saberes ... FALSO
"As questões políticas são muito importantes para a formação social do sujeito, entretanto é indicado..." FALSO
"É impossível que o processo educacional ocorra de forma neutra. A Educação está intimamente ligada ..." VERDADEIRO
Explicação: