PERGUNTA 1
Lemos (1992, 1995, 1998, 1999) recusa-se a ver a aquisição da linguagem como construção de conhecimento da língua. Dessa forma, ao invés de entender que a criança constrói e se desenvolve, prefere entender que a criança é colocada numa estrutura em que comparecem o outro, a língua e a própria criança, como sujeito falante.
Levando em conta essa explicação, assinale a alternativa que define a mudança teórica proposta pela autora.
e. Passa-se de uma visão diacrônica para uma visão estrutural da aquisição da linguagem.
PERGUNTA 2
Coleta de dados, seleção dos sujeitos, seleção do material e análise e/ou interpretação são:
b. etapas metodológicas de uma pesquisa em aquisição da linguagem, seja qual for sua natureza.
PERGUNTA 3
Assinale a alternativa que ilustra a insuficiência dos argumentos em favor da noção de “período crítico”.
d. Estudos recentes que mostram diferenças individuais no desenvolvimento linguístico de portadores de Síndrome de Down, de tal maneira que apontam casos de jovens, nessas condições, que continuam seu processo de aprendizagem, por exemplo, de diferentes modalidades discursivas.
PERGUNTA 4
Assinale a alternativa que explica adequadamente a noção de “sujeito” considerada por Ferreiro e Teberosky, em “Psicogênese da língua escrita” (1985).
a. Sujeito com competência linguística, que procura ativamente compreender o mundo que o rodeia, tentando, para isso, resolver as interrogações que este mundo lhe provoca.
PERGUNTA 5
Em nossa Videoaula 13, conhecemos o seguinte enunciado de N. (2: 8):
“Eu vou ver esse daqui. Esse, eu vou ver.” (dados retirados de Grolla, 2000)
Assinale a alternativa que descreve, adequadamente, esse enunciado:
a. N. produz primeiramente uma sentença com a estrutura tópico-comentário, em que o objeto direto é posicionado à frente do sujeito. Em seguida, modifica essa ordem, produzindo a ordem canônica para o português brasileiro: S - V - O.
b. N. produz primeiramente uma sentença com a ordem canônica para o português brasileiro: S - O - V. Em seguida, modifica essa ordem, produzindo uma estrutura tópico-comentário, em que o objeto direto é posicionado à frente do sujeito.
c. N. produz primeiramente uma sentença com a ordem canônica para o português brasileiro: S - V - O. Em seguida, modifica essa ordem, produzindo uma estrutura tópico-comentário, em que o objeto direto é posicionado à frente do sujeito, utilizando uma estrutura sintática chamada de clivada. (ERRADA)
d. N. produz primeiramente uma sentença com a ordem canônica para o português brasileiro: S - V - O. Em seguida, modifica essa ordem, produzindo uma estrutura tópico-comentário, em que o objeto direto é posicionado à frente do sujeito.
e. N. produz primeiramente uma sentença com a ordem inversa para o português brasileiro: O - V - S. Em seguida, utiliza uma estrutura sintática chamada de clivada para focalizar a informação principal.
Nota 8
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
PERGUNTA 5 - N produz primeiramente uma sentença com ordem canônica para o português brasileiro: S - V - O. Em seguida, modifica essa ordem, produzindo uma estrutura tipo comentário, em que o objeto direto é posicionado à frente do sujeito.
Explicação:
Aprenderparaensinar:
Você conseguiu nota máxima?
Perguntas interessantes