PERGUNTA 1
Leia com atenção a síntese do artigo de Maciel, Sousa e Lima (2016).
Para os pesquisadores, os povos tradicionais possuem um vasto conhecimento sobre a natureza e uma rica cultura adquiridos ao longo de várias gerações. No entanto, notaram que havia pouco conhecimento sistematizado a respeito das práticas alimentares das comunidades indígenas e quilombolas, então, resolveram fazer uma pesquisa na comunidade indígena da aldeia Kanindé de Aratuba e no quilombo da Serra do Evaristo em Baturité; ambos localizados no Ceará. A questão que norteou a pesquisa foi: “o que se mantém de alimentos tradicionais nessas duas comunidades, uma vez que a alimentação tem se modificado não apenas nas cidades, mas também no campo?” Buscou-se levantar e analisar as práticas alimentares utilizadas, de modo a resgatar o fazer de comidas típicas. A pesquisa foi embasada teoricamente em autores que discutem os saberes das comunidades tradicionais e questões relativas à segurança alimentar dessas comunidades. Pautou-se no método etnográfico com abordagem qualitativa, tendo sido realizadas observações in loco, coleta de depoimentos dos moradores e levantamento de informações em materiais bibliográficos. Como resultados foram apresentadas descrições de ambas as comunidades: sua localização, origem histórica, moradores, tradições, cultura etc. Nos depoimentos dos moradores foram revelados diversos saberes, por exemplo, “descobriu-se que alguns homens que trabalhavam com agricultura há décadas, tinham métodos designados como experiências de prever se o inverno seria bom para plantio” (p. 67). Identificou-se como pratos típicos na aldeia o mungunzá salgado e o pirão de fava e no quilombo o mungunzá salgado, o doce de mamão e a cocada. Foi acompanhado e registrado o modo de fazer de cada prato. Fonte: MACIEL, T., SOUSA, M., LIMA, A. E. Comunidades tradicionais: saberes e sabores dos indígenas de Aratuba aos quilombolas de Baturité-CE. Conex. Ci. e Tecnol., v. 10, n. 3, p. 63 -
Avaliação dissertativa
Pondere a respeito do porquê de os saberes dos indígenas e quilombolas sobre agricultura e práticas alimentares não serem considerados conhecimento científico, enquanto o conhecimento produzido pelos pesquisadores a respeito desses saberes é considerado científico. Apresente, em seus argumentos, as características dos métodos científicos, usando exemplos extraídos do próprio texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Muitos dos métodos utilizados por indígenas e quilombolas sãopassados de geração em geração por conhecimento dos mais antigos, ochamado conhecimento empírico , um exemplo que o artigo nos mostradesse tipo de conhecimento é depoimento de um dos moradores dacomunidade quilombola, que trabalha na agricultura, ele fala que paraprever se o inverno será bom para o plantio os mais antigos dacomunidade fazem um tipo de experiência com uma pedra de sal. Apedra é colocada em algum local e se a pedra no outro dia amanhecermolhada eles sabem que o inverno vai ser bom para o plantio. Por conta disso cientistas e pesquisadores tem dúvidas em relaçãoaos conhecimentos desses povos, pois não é feito o uso de nenhumprocesso metodológico para realizar suas pesquisas apenas oconhecimento empírico, eles apenas tem como provas curandeirosanciões e eras de tradições, ao contrário de cientistas e pesquisadoresque fazem uso de processos metodológicos, os quais foram usadospara criar o artigo, os pesquisadores fizeram o uso do métodoetnográfico com abordagem qualitativa, coleta de depoimentos dosmoradores locais.
Explicação:
Por eles aplicarem essa metodolgia em sua pesquisao conhecimento extraído é considerado ciêntífico
Os saberes dos indígenas e dos quilombolas em relação à agricultura e práticas alimentares não são saberes científicos porque são conhecimentos populares, passados de geração para geração e adquiridos muitas vezes pela intuição, o que pode levar ao erro.
Para algo ser considerado conhecimento científico, é preciso fazer um levantamento de informações e essas informações precisam ser analisadas por meio de testes que possam comprovar tais teorias.
É por isso que os conhecimentos dos pesquisadores em relação às práticas alimentares são considerados científicos, pois eles estudaram minunciosamente as práticas alimentares dos indígenas e quilombolas, fazendo o levantamento das práticas alimentares para saber o que se mantinha de alimentos tradicionais nas duas comunidades já que as práticas alimentares vêm mudando com o tempo, tanto na cidade quanto no campo.