PERGUNTA 1
Identifique a alternativa em que estão corretas as afirmações, a seguir listadas, sobre a ocorrência das vogais nasais nos diferentes contextos fonológicos.
I. Em “pamonha” e “encanada”, as vogais /a/ sublinhadas podem ou não ser realizadas como vogal nasal, porque estão em sílaba pretônica seguida de consoantes /m/ e /n/, respectivamente.
II. Em “acanhada”, a vogal /a/ sublinhada pode ou não ser realizada como vogal nasal, porque está na sílaba pretônica seguida da consoante /ɲ/.
III. Em “cama”, “pano” e “cânhamo”, a vogal /a/ sempre se realiza como vogal nasal, porque está na sílaba tônica seguida de uma consoante nasal.
Apenas a afirmação (I) está correta.
Apenas a afirmação (II) está correta.
As afirmações (I) e (III) estão corretas.
As afirmações (I) e (II) estão corretas.
Apenas a afirmação (III) está correta.
PERGUNTA 2
Identifique a alternativa em que é corretamente expressa a relação entre as afirmações (I) e (II), abaixo, sobre a vogal média-baixa anterior /ɛ/ na variedade paulista.
I. Em sílaba tônica, ocorre a vogal /ɛ/, como em “gu/ɛ/rra” e “f/ɛ/ra”.
II. Em sílaba pretônica, somente ocorre a vogal [e], como exemplificam, “gu[e]rreiro” e “f[e]rreiro”.
Em (I), é explicitado corretamente o contexto em que se identifica o fonema vocálico /ɛ/ e, em (II), corretamente o contexto em que esse fonema se neutraliza.
Em (I), há exemplos de palavras com a vogal tônica /ɛ/ e, em (II), exemplos de palavras com relação com a vogal pretônica das palavras em (I).
Em (I), há exemplos de palavras com a vogal tônica /ɛ/ e, em (II), exemplos de palavras sem relação com essa vogal tônica das palavras em (I).
Em (I), é explicitado corretamente o contexto em que se identifica o fonema vocálico /ɛ/ e, em (II), erroneamente o contexto em que esse fonema se neutraliza.
Em (I), é explicitado erroneamente o contexto em que se identifica o fonema vocálico /ɛ/ e, em (II), está corretamente identificado o contexto em que esse fonema se neutraliza.
PERGUNTA 3
Identifique a alternativa em que esteja correta a relação entre as afirmações em (I), (II) e (III).
I. Em Salvador e João Pessoa, ocorre o processo de abaixamento vocálico das vogais pretônicas em palavras como [peteka] e [kokori`ko].
II. Em São Paulo, não ocorre o processo de abaixamento vocálico em palavras como [me`leka].
III. Em João Pessoa apenas, há a condição de a vogal pretônica partilhar o mesmo traço de altura da vogal tônica para haver o abaixamento, como em [ko`mersiu].
Apenas a afirmação (I) está correta.
As afirmações (I) e (II) estão corretas.
As afirmações (I) e (III) estão corretas.
Apenas a afirmação (III) está correta.
Apenas a afirmação (II) está correta.
PERGUNTA 4
A letra “e” representa os fones [&], [e] e [i] em certos contextos fonológicos. Identifique a alternativa em que haja contextos em que a letra “e” (sublinhada) representa, respectivamente, os fones [&], [e] e [i], tomando por base o dialeto paulista.
“belíssima”, “beca”, “mole”.
“reta”, “pelagem”, “doce”.
“séria”, “livre”, “guerra”.
“cenoura”, “pedra”, “pote”.
“cebola”, “vela”, “limite”.
PERGUNTA 5
Identifique a alternativa em que esteja correta a relação entre as afirmações em (I), (II) e (III) sobre os erros ortográficos “disculpas” e “piqueno”, encontrados em textos do Ensino Fundamental.
I. Nas grafias “disculpas” e “piqueno” ocorrem erros ortográficos nas sílabas pretônicas de palavras, contexto em que a vogal média-alta /e/ pode ser realizada como [i] na fala.
II. A grafia “disculpas” pode ter sido baseada na pronúncia “d[i]sculpas”. Essa pronúncia é motivada no processo de harmonização vocálica que se caracteriza pela vogal média-alta [e] assimilar o traço [anterior] da vogal da sílaba tônica, resultando na vogal alta [i].
III. A grafia “piqueno” pode ter sido baseada na pronúncia “p[i]queno”. Essa pronúncia é motivada no processo de redução vocálica que se caracteriza pela vogal média-alta [e] assimilar o traço [alto] da consoante adjacente [k], resultando na vogal alta [i].
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação (III) está correta.
As afirmações (I) e (II) estão corretas.
Apenas a afirmação (II) está correta.
As afirmações (I) e (III) estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A letra “e” representa os fones....
R: “reta”, “pelagem”, “doce”.
Em Salvador e João Pessoa.....
R: As afirmações (I) e (II) estão corretas.
Em sílaba tônica.....
R: Em (I), é explicitado erroneamente o contexto em que se identifica o
fonema vocálico /ɛ/ e, em (II), está corretamente identificado o contexto em
que esse fonema se neutraliza.
Em “pamonha”......
R: As afirmações (I) e (III) estão corretas.
Nas grafias “disculpas”
As afirmações (I) e (III) estão corretas.
10/10 - Tchau brigadu
Explicação:
1- Sobre a ocorrência das vogais nasais em diferentes contextos, é correto o que se afirma na alternativa C, que nas palavras apresentadas a vogal nasal se realiza dessa forma por estar na sílaba tônica. E que as vogais sublinhadas podem ou não serem nasaladas.
2- Em relação a vogal média-baixa o correto é que em (I), é explicitado erroneamente o contexto em que se identifica o fonema vocálico /ɛ/ e, em (II), está corretamente identificado o contexto em que esse fonema se neutraliza, assim como aponta a alternativa B.
3- Em Salvador e João Pessoa, ocorre o processo de abaixamento vocálico, já em São Paulo, o processo não acontece. Logo a resposta correta é a alternativa B.
4- A letra "e" representa certos contextos fonológicos, entre eles o do dialeto paulista que está sendo apresentado na alternativa B com as palavras “reta”, “pelagem” e “doce”.
5- Sobre os erros ortográficos apresentados, ambas as grafias podem ser consequências da pronuncia de cada palavra, assim como aponta a alternativa D.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/13218860