Sociologia, perguntado por gabistristaop67dtq, 1 ano atrás

PERGUNTA 1
Diversas indústrias alegam que as terras improdutivas das tribos indígenas e das comunidades quilombolas poderiam ser usadas para ajudar no avanço da economia. Afinal muitas vezes esses terrenos são ricos em recursos naturais, o que ajudaria diversas empresas a produzir o seus bens. Isso apresenta uma visão de superioridade por parte das indústrias em relação às tribos e os quilombos, já que se esses fossem invadidos para ocorrer a produção de bens, toda a cultura de um povo seria desrespeitada, o que poderia levar a sua exterminação.


Considerando as ideias do texto, analise assertivas a seguir.


I. A alegação de diversas indústrias de que as terras das tribos indígenas e das comunidades quilombolas deveriam ser usadas para produção agrícola ressalta uma superioridade por parte das grandes empresas e a marginalização de um povo que há muito tempo vem sendo menosprezado pela sociedade.
II. A disputa pela posse da terra retrata a importância dada à produção de riqueza e a falta de reconhecimento em relação a cultura e a história dos povos indígenas e quilombolas.
III. A maioria das terras das tribos indígenas e das comunidades quilombolas possuem documento de posse de terra. Portanto, muitas vezes não é preciso se preocupar com a disputa de terrenos.


É correto apenas o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
173

I e II apenas.

Suas agregações existem em quase todas as partes do território Brasileiro.

Atualmente, grande parte vive sob tutela de órgãos de proteção como a FUNAI em terras indígenas, sendo cerca de 690 agregações indígenas no Brasil.

Dentre as maiores podemos destacar:

  1. O amazonas;
  2. O Acre;
  3. O Amapá;
  4. O Pará;
  5. Rondônia;
  6. Roraima;
  7. Tocantins;
  8. Mato grosso;
  9. E no Maranhão são as maiores existentes em nossa nação atualmente.

Respondido por dcmanhembi
92

Resposta:

I e II, apenas.

Explicação:

A falta de respeito em relação a cultura indígena e quilombola, e a ideia de superioridade por parte das grandes indústrias faz com que ocorra a disputa de terras para que produção industrial.

Perguntas interessantes