PERGUNTA 1
“Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo do jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas”.
(Iracema, José de Alencar)
Aqui está um trecho da obra Iracema, escrita por José de Alencar no ano de 1865. Esse romance faz parte do movimento literário chamado Romantismo, que se instalou no Brasil no século XIX. Um dos dos principais acontecimentos históricos que contextualizam seu fortalecimento são a chegada da Família Real em território brasileiro e o fortalecimento de uma nova elite, o que provocou uma série de mudanças no país.
Diante disso, assinale a alternativa correta sobre o Romantismo no Brasil.
(CORRETA) O Romantismo se desenvolveu no Brasil dando ênfase à mestiçagem, à natureza, ao herói, porém, seguiu com o silêncio sobre a escravização, o que é um problema, pois esse movimento literário influenciou a construção social e a ideia de nação para o Brasil.
PERGUNTA 2
A habilidade de construir narrativas é tão antiga quanto a humanidade e, desde os primórdios, conduz à organização da experiência do cotidiano, ou seja, está além de um simples adereço da sociedade. A narrativa tem sua função social e, para que ela se torne de fato ferramenta de humanização, é necessário que assuma determinada forma e função. Em outras palavras, narrar pressupõe uma necessidade cultural de quem narra, e uma necessidade cultural de quem ouve, e para que isso se efetive, a forma e a função da narrativa devem ser consideradas em sua construção. Com isso, leia as premissas e identifique qual se refere à característica de forma e qual se refere à característica de função narrativa:
I) A narrativa é elaborada a partir de uma intencionalidade, isto é, a partir de uma necessidade.
II) Para que a narrativa seja consistente e atinja sua finalidade, é necessário que tenha uma exposição, uma conclusão e que se organize permitindo a inferência e dedução.
III) A narrativa possui uma organização própria, ou seja, para assim ser denominada, deve ser composta por uma síntese, por uma orientação da circunstância, por uma situação surpresa, por uma avaliação e por um desfecho.
a) Forma, Função argumentativa, Forma.
b) Forma, Forma, Função argumentativa.
c) Função argumentativa, Forma, Função argumentativa.
d) (ERRADA) Função argumentativa, Função argumentativa, Forma.
e) Função argumentativa, Função argumentativa, Forma.
PERGUNTA 3
Alguns autores, como Jerome Bruner, atestam a correlação entre o pensamento científico e o pensamento narrativo, porém, isso não significa que ambos devem ser imbricados. Vale notar que já há alguns avanços nessa concepção, pois existem outros estudos, por exemplo, o de Barbosa (2014), baseados na Análise de Discurso, que marcam a importância da inter-relação entre os modos de pensamento. Isso porque podemos encontrar nas narrativas, mesmo sendo particulares, certo grau de construção de paradigmas, apontando, portanto, para elas como ferramenta de formação humana.
Diante disso, assinale a alternativa que expressa o modo como o pensamento narrativo constrói paradigmas.
diferentes, tornando-se universal.
(CORRETA) O pensamento narrativo é dinâmico e pode construir paradigmas a partir da generalização que faz o indivíduo de suas ações e reações, baseando-se em memórias e experiências, formando, então, um recurso operacional-prático.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Resposta da 2
Função Argumentativa, Forma e Função Argumentativa.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Informática,
5 meses atrás
Física,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás