PERGUNTA 1
A produção do conhecimento está diretamente relacionada à capacidade dos indivíduos solucionarem os problemas que surgem em seu cotidiano e na sociedade, de modo geral. Mas não é só para isso que “serve” a educação.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente à outra função social da escola.
Soluções para a tarefa
A alternativa A é a que melhor se refere a função social da educação, que neste caso segue a base de Paulo Freire como uma forma de fortalecer o senso crítico do indivíduo na sociedade.
Na escola libertadora desenvolvida pelo pedagogo, vemos uma humanização do homem, e, uma busca por sua inclusão em sociedade através do conhecimento obtido em seu processo de formação.
Seguindo as teorias de Paulo Freire sobre a Pedagogia Libertadora, nosso programa fica da seguinte forma:
O incentivo à leitura e a troca de informações e debate sobre a leitura em sala de aula, partindo do grupo tendo o educador como facilitador do conhecimento.
As alternativas:
Teoria e prática andam juntas na educação, mas, para Paulo Freire, a prática é mais importante e a teoria deve estar subordinada às necessidades concretas.
Para que a prática problematizadora ocorra, é importante compreender o contexto em que ela se dá, isto é, o problema proposto deve estar ligado à realidade do aluno.
Apesar da teoria e prática estarem ligadas em todo processo educacional, para Freire, a prática deve estar subordinada à teoria, que é por definição mais importante.
A produção do conhecimento não tem relação com a capacidade dos indivíduos solucionarem os problemas que surgem em seu cotidiano, mas na capacidade de compreender a teoria.
Freire preocupa-se mais com o processo educativo do que com o resultado da aprendizagem que, para ele, acaba sendo apenas uma atividade prática.