Pedagogia, perguntado por syl5007, 11 meses atrás

PERGUNTA 1

A análise vem relativizar as imagens “espontaneistas” demais da criação e da recepção cinematográficas. Estamos cercados por um dilúvio de imagens. Seu número é tão grande, estão presentes tão “naturalmente”, são tão fáceis de consumir que nos esquecemos de que são produto de múltiplas manipulações, complexas, às vezes muito elaboradas.

a.
Esse ponto de vista desqualifica a ideia de valor positivo no deslumbramento do espectador.

b.
Se o espectador ficar deslumbrado com a obra, ele perde a capacidade de analisar um filme.

c.
Essa análise dá conta de que devemos nos preocupar em trabalhar o deslumbramento do espectador para que ele seja um deslumbramento participante, e não um simples consumidor.

d.
Somente quando o espectador fica deslumbrado é que ele pode entender um filme.

e.
Razão e deslumbramento são excludentes.

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
2

c.  Essa análise dá conta de que devemos nos preocupar em trabalhar o deslumbramento do espectador para que ele seja um deslumbramento participante, e não um simples consumidor.

O deslumbramento faz parte do processo de experimentação e de análise de uma obra de arte, porém ele deve ser qualificado. Apenas a presença passiva e impressionada do espectador sobre a obra não deve garantir a existência de um exercício interpretativo, sendo então necessário que o espectador venha a refletir sobre o que experimentou.

Além disso, não é novidade o fato a ideia do deslumbramento fazer parte da experiência artística, Aristóteles mesmo via na catarse  uma das funções da obra de arte.

Bons estudos!

Perguntas interessantes