Saúde, perguntado por Usuário anônimo, 7 meses atrás

PERGUNTA 1
1. Uma mulher grávida de 33 anos foi internada com 12 semanas de gestação com queixas de dor de cabeça, visão turva, aumento da sonolência e astenia. Na admissão, ela foi encontrada com pressão arterial de 170/95 mmHg.
EXAME FÏSICO: O exame físico revelou face leve de lua-cheia, acne facial e corporal, hirsutismo, estrias largas e roxas sobre o abdômen e edema de membros inferiores. Fraqueza muscular proximal severa também foi notada.
EXAMES LABORATORIAIS:
Presença de hiperglicemia, hipocalemia grave e proteinúria.
Cortisol aumentado no sangue e urina.
Teste de supressão do cortisol com 2 e 8 mg de dexametasona apresentou resultado negativo.
TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA: Começou tratamento com alfa-metildopa e este sem efeito em dose máxima foi substituído por nifedipina. A hiperglicemia foi controlada com insulina. Foi administrado também potássio para reequilibrar o nível de potássio.
ACOMPANHAMENTO: A pressão arterial não conseguiu ser controlada e houve aumento do edema. Durante o acompanhamento, a pressão arterial permaneceu descontrolada, o grau de edema aumentou, paciente apresentou quadro depressivo e déficit cognitivo. Veio perder o feto 2 semanas depois devido ao descontrole da pressão arterial. Foi feita ressonância magnética (RM) e revelou-se massa anormal de 4,0 mm no lado direito da hipófise. A lesão foi retirada cirurgicamente. Após a cirurgia, o nível de cortisol diminuiu, a pressão arterial foi controlada, o diabetes desapareceu e não foi detectada presença de proteinúria.

Questões:
1. Qual a doença e como você chegou neste diagnóstico?
2. Por que a paciente apresentava hipocalemia, diabetes e proteinúria?
3. Qual o motivo de usar alfa-metildopa e depois nifedipina? Responda baseando-se no mecanismo de ação das drogas?
4. Quais outros exames você faria para complementar o diagnóstico? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardavilanova9074
2

1) A pré-eclampsia é um estado que afeta as mulheres grávidas, causando alta pressão arterial e migração de proteína do sangue para a urina. Isto vem após a 20ª semana de gravidez. Os principais sintomas são dor de cabeça, visão turva e inchaço dos pés.

2)A cetoacidose diabética é uma complicação aguda do Diabetes Mellitus (DM) caracterizada por hiperglicemia, acidose metabólica, desidratação e cetose, na vigência de deficiência profunda de insulina. Acomete principalmente pacientes com DM tipo 1 e geralmente é precipitada por condições infecciosas, uso inadequado de insulina ou desconhecimento do diagnóstico de diabetes. Os autores revisam mecanismos fisiopatológicos, critérios diagnósticos e opções terapêuticas do distúrbio em adultos, bem como suas possíveis complicações.

Descritores: Cetoacidose diabética; Diabetes mellitus tipo 1; Tratamento; Fisiopatologia

3)O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares do paciente hipertenso, aumentadas em decorrência dos altos níveis tensionais, sendo utilizadas tanto medidas não-medicamentosas isoladas como associadas a medicamentos anti-hipertensivos.

4)O diagnóstico preciso é fundamental para que os médicos possam identificar corretamente os elementos que estão afetando a saúde de seus pacientes.


renatam10: esta mais para Síndrome de Cushing
Respondido por mayaravieiraj
0

1) A doença em questão é a pré-eclampsia, que afeta as mulheres grávidas após a 20ª semana de gravidez, com os seguintes sintomas:

  • aumento da pressão arterial;
  • migração de proteína do sangue para a urina;
  • dor de cabeça;
  • visão turva e
  • inchaço dos pés

2) A paciente apresentava hipocalemia, diabetes e proteinúria, porque  são complicações agudas do Diabetes Mellitus (DM), que também pode causar:

  • hiperglicemia;
  • acidose metabólica;
  • desidratação e
  • cetose

3) O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e das complicações cardiovasculares.

4) São exames gestacionais complementares:

  • Hemograma;
  • Tipo sanguíneo e fator Rh;
  • Glicose em jejum;
  • Perfil bioquímico fetal;
  • Biópsia do vilo corial, dentre outros

Aspectos gerais sobre a gestação

  • A gestação é o período médio de 9 meses, durante o qual ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher grávida;
  • Por isso é tão importante a realização de exames

leia mais sobre gestação em:

https://brainly.com.br/tarefa/730791

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes