Saúde, perguntado por leodina2, 10 meses atrás

Pergunta 1
1 ponto
Para que ocorra a prática baseada em evidências, o fisioterapeuta deve ser capaz de encontrar estudos de boa qualidade. Neste contexto, a base de dados PEDro agrupa diversos ensaios clínicos e os classifica quanto à sua qualidade. Esta classificação de qualidade proposta por esta base de dados compreende:


A avaliação da quantidade de sujeitos e clareza nos objetivos propostos nos ensaios clínicos.


A avaliação da quantidade de autores e uso adequado de linguagem na redação dos ensaios clínicos.


A avaliação da qualidade dos resultados encontrados independentemente da metodologia empregada.


A avaliação da validade interna e a qualidade metodológica dos ensaios clínicos.


A avaliação da qualidade do grupo de pesquisa que desenvolveu o estudo, sua experiência prévia no assunto.


Pergunta 2
1 ponto
A prática baseada em evidência, originalmente chamada de medicina baseada em evidência, trata de um conceito criado, em 1992, por um grupo de médicos canadenses com o intuito de:


Dificultar o acesso ao conhecimento científico, promovendo o conhecimento local, uma vez que uma mesma condição de saúde ou patologia pode ser tratada de diversas maneiras.


Criar protocolos de tratamentos especializados com base nos conhecimentos de um grupo específico de médicos com vasta experiência clínica, aumentando os custos em saúde.


Criar guias para auxiliar na busca de conhecimento científico, tornando o tratamento médico mais efetivo, reduzindo custos e melhorando a saúde dos pacientes.


Promover trabalhos científicos realizados ao redor do mundo, sem necessidade de orientação quanto à qualidade da metodologia utilizada na produção dos mesmos e veracidade das informações.


Valorizar a prática empírica da medicina, fazendo com que ela se sobressaia mesmo na ausência de evidências científicas que a apoiem, uma vez que o conhecimento de casos anteriores se sobressai a estudos científicos de qualidade.


Pergunta 3
1 ponto
A análise crítica de artigos científicos deve compreender os seguintes aspectos da qualidade metodológica:


Validade concorrente, validade semântica e significância clínica.


Quantidade de sujeitos, número de terapeutas e validade externa.


Validade externa, alocação de sujeitos e efetividade da terapia.


Validade interna, quantidade de sujeitos e resultados obtidos.


Validade interna, validade externa, resultados obtidos e significância clínica.


Pergunta 4
1 ponto
A característica que possibilita a extrapolação dos dados obtidos no estudo para uma população de maneira geral, damos o nome de:


Qualidade metodológica.


Significância.


Relevância clínica.


Validade externa.


Validade interna.


Pergunta 5
1 ponto
As bases de dados organizam e armazenam artigos científicos, e possibilitam consulta sistematizada dos estudos publicados em periódicos que a ela são indexados. A busca por artigos científicos nas bases de dados deve ocorrer, obrigatoriamente, de qual forma?


Por meio da utilização de palavras-chave, que devem sintetizar o tema pesquisado, agrupando termos que sejam necessários para obtenção de artigos que contemplem a temática pesquisada.


Por meio da utilização de frases, que contemplem o tema a ser estudado, a fim de que a busca seja específica quanto ao tema a ser estudado, garantindo a qualidade dos estudos obtidos na busca.


Por meio da utilização de palavras-chave amplas, devendo também conter os autores e revistas a serem pesquisados, obrigatoriamente. Desta maneira, promovendo a ampla busca dos artigos.


Por meio de conceitos amplos e mal definidos, garantindo um amplo espectro de estudos sobre o tema, garantindo a qualidade das evidências contidas na busca de artigos científicos.


Por meio dos nomes dos autores e revistas da área a ser pesquisada, devendo o trabalho de seleção dos temas pesquisados ocorrer manualmente após a busca, com o acervo destas revistas.


alguem me ajuda

Soluções para a tarefa

Respondido por helenacristinadetroi
41

1. A avaliação da validade interna e a qualidade metodológica dos ensaios clínicos.

2.Criar guias para auxiliar na busca de conhecimento científico, tornando o tratamento médico mais efetivo, reduzindo custos e melhorando a saúde dos pacientes.

3.Validade interna, validade externa, resultados obtidos e significância clínica.

4.Validade externa.

5.Por meio da utilização de palavras-chave, que devem sintetizar o tema pesquisado, agrupando termos que sejam necessários para obtenção de artigos que contemplem a temática pesquisada.

Perguntas interessantes