PERGUNTA 1
1. O contexto socioeconômico do final do século XIX e o início do século XX contribuiram para que os artistas rompessem com as tradições. Todo esse processo estimulou a consolidação do conceito de vanguarda (do francês avant-garde), que significa “à frente da guarda”, subentende estar à frente, fazer algo novo, na expectativa, aguardando algo. Mais do que uma simples tendência, representa a mudança de crenças experimentadas no pensamento e na arte do mundo ocidental no período.
Leia, atentamente, os nomes dos movimentos artísticos contidos na coluna A e as suas características na coluna B e, em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências corretas entre elas.
Coluna A
I. Impressionismo
II. Pós-impressionismo
III. Fauvismo
IV. Cubismo
V. Surrealismo
Coluna B
1. Distorção radical do espaço pictórico com pinceladas audaciosas e espontâneas em manchas de cores puras. Abriu caminho para outros movimentos artísticos como o Cubismo e o Expressionismo.
2. Os artistas se propunham a criar imagens da vida moderna tal qual elas eram, capturando a impressão do momento e, principalmente, os efeitos da luz sobre esses momentos. Em vez de criar superfícies lisas em que as pinceladas eram fundidas até a invisibilidade, os artistas usavam cores intensas e ousadas e pinceladas soltas com total desinteresse pelo objeto, dando preferência para paisagens e naturezas mortas.
3. Os artistas se afastaram do naturalismo do impressionismo e passaram a usar cores vivas, camadas grossas de tinta, temas cotidianos e pinceladas expressivas que enfatizavam as formas geométricas.
4. Propõe a criação artística além dos limites da razão: por meio dos canais do subconsciente, em paralelo com a criação da teoria psicanalítica de Sigmund Freud. Originário de um estilo literário, descreve acontecimentos de natureza bizarra.
5. Pablo Picasso (1881-1973) e o francês Georges Braque (1882-1963) foram os grandes líderes do movimento.
A sequência CORRETA dessa associação é:
a. I - 4; II - 1; III - 5; IV - 3; V – 2.
b. I - 3; II - 2; III - 4; IV - 5; V – 1.
X - c. I - 2; II - 3; III - 1; IV - 5; V – 4.
d. I - 3; II - 2; III - 1; IV - 4; V – 5.
e. I - 4; II - 2; III - 3; IV - 1; V – 5.
C CERTA 0,15 pontos
PERGUNTA 2
1. Na passagem dos anos 1950 para 1960, com o debate sobre Expressionismo Abstrato e, sobretudo, sobre o Abstracionismo Geométrico, o Brasil passa a se emancipar nas artes visuais e a trilhar um caminho próprio – fértil. É o caso de vários artistas brasileiros, que expandiram o objeto artístico especialmente pela apropriação de coisas e de imagens extraídas do cotidiano, resultando em obras complexas e, muitas vezes, radicais, voltadas ao plano intelectual do espectador em uma relação mais próxima com o público.
Identifique, nas opções a seguir, três artistas brasileiros que participaram desse período.
a. Di Cavalcanti, Victor Brecheret e Vicente do Rego Monteiro.
X - b. Lygia Clark, Hélio Oiticica e Arcângelo Ianelli.
c. Cândido Portinari, Francisco Rebolo e Alfredo Volpi.
d. Iberê Camargo, Alberto Guignard e Milton Dacosta.
e. Anita Malfatti, Oswaldo Goeldi e Lasar Segall.
B CERTA 0,15 pontos
PERGUNTA 3
1. Em 1949, o artista apresenta Ambiente spaziale a luce nera, uma instalação temporária que consiste em uma forma gigante orgânica e dinâmica suspensa no vazio em uma sala escura recebe flashes de luz negra. Originada de sua ação sobre a matéria de suas esculturas, nesse mesmo ano, ele toma uma atitude radical: fura o plano bidimensional da tela em busca de uma terceira dimensão real na pintura. Ele passa a representar para a arte europeia do pós-guerra uma incessante busca pela descoberta de uma nova dimensão de mundo.
Estamos falando de qual artista?
X - a. Lucio Fontana
b. Alberto Guignard
c. Frank Stella
d. Kenneth Noland
e. Jesús Rafael Soto
A - CERTA 0,15 pontos
PERGUNTA 4
1. Sobre Abstração Pós-pictórica, escolha entre as alternativas a seguir aquela que contém uma de suas características.
a. O termo Abstração Pós-pictórica foi criado pelo historiador Giulio Carlo Argan.
b. Os novos artistas abstratos eram emocionais e adotaram as pinceladas expressivas e as superfícies táteis da action painting.
c. Os pintores buscavam revelar verdades fundamentais que se escondiam no inconsciente do artista. Eles não eram guiados pelos processos de tomada de decisão conscientes e se expressavam por meio de pinceladas amplas e gestuais.
d. O grupo era formado por Jean Dubuffet, Pierre Soulages e Antoni Tàpies.
X - e. Incorporava estilos individuais como pintura de mancha, pintura sistêmica, pintura minimalista, entre outros.
E CERTA
Soluções para a tarefa
Resposta:
MUITO obrigado... estão todas corretas
Explicação:
As questões estão corretas.
Questão 1: A sequência correta com os nomes dos movimentos artísticos e as suas características é: Alternativa C) I – 2; II – 3; III – 1; IV – 5; V – 4.
No impressionismo os artistas se propunham a criar imagens da vida moderna, capturando a impressão do momento e, usando os efeitos da luz sobre eles. Logo, com o pos-impressionismo començaram usar cores vivas, e enfatizaram formas geométricas.
O fauvismo criava uma distorção radical do espaço pictórico com pinceladas audaciosas e espontâneas, enquanto que o cubismo se caracterizou pelo uso dominante de figuras geométricas como retângulos, triângulos e, principalmente, cubos.
Questão 2: Os artistas brasileiros que participaram do Expressionismo Abstrato e o Abstracionismo Geométrico, foram: Alternativa B:
- Lygia Clark, Hélio Oiticica e Arcângelo Ianelli.
A arte abstrata é uma das formas de expressão que mais desperta o interesse pela arte. Isso ocorre porque ele usa um grande número de elementos, como cor, forma, linhas ou texturas.
Sua popularidade aumentou durante grande parte do século XX, permanecendo em vigor até hoje. No Brasil, durante esse periodo muitos artistas usaram imagens do cotidiano para fazer obras complexas, usando a arte abstrata.
Questão 3: a descripção do texto fala do artista: Alternativa A) Lucio Fontana.
Fontana procurava uma nova definição espacial para o meio pictórico e parece que a encontrou com a abolição do espaço ilusório e sua substituição pelo espaço real. Uma pintura que "existe", por assim dizer. A tudo isso ele chamou de Espacialismo.
A partir de 1949, dá início ao chamado Conceito Espacial ou série de barras, que consiste em orifícios ou barras na superfície de pinturas monocromáticas, traçando um sinal do que chamou de “uma arte para a era espacial”.
Questão 4: Uma característica da abstração pós-pictórica, é: Alternativa E:
- Incorporava estilos individuais como pintura de mancha, pintura sistêmica, pintura minimalista, entre outros.
A abstração pós-pictórica tende à aplicação uniforme da cor, sem qualquer intenção prévia de transmitir uma mensagem. A pintura quase sempre ocupa grandes superfícies e justifica sua própria existência por si mesma.
Existem várias correntes que coexistem neste movimento e se distinguem de acordo com:
- O domínio da cor
- A nitidez dos contornos.
- O minimalismo com conteúdo formal e cromático
Você pode ler mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/38842059
https://brainly.com.br/tarefa/26347288
https://brainly.com.br/tarefa/25289061
https://brainly.com.br/tarefa/38999440