Português, perguntado por isisdib, 4 meses atrás

PERGUNTA 1

1. "Iemanjá é, por definição, a mãe, a

senhora das origens.

... Reina sobre 'todas as águas do

mundo' doces e salgadas.

... deusa das águas primevas que são

(...) 'fons et origo, matrizes de todas as

possibilidades da existência'."


És a pura indagação de meus seios. Ainda que

o céu se quebre não te condenarei. As águas,

minhas filhas, abrem sete canoas, mas por elas

não te perderás. Meu ventre respira a sabedoria

dos peixes, este amor de algas nos olhos.

Suplico-te não mais que a humildade das flores

entregues à chuva.

(“Amor”, Edimilson de Almeida)


A partir de interpretação do poema acima, pode-se afirmar que a poesia de Edimilson de Almeida pode, entre outras coisas, ser caracterizada por:


Encontro na memória dos antepassados de lugares de identidade subjetiva.


Busca na religiosidade afro-brasileira por uma negritude afetiva e ancestral, com sentido místico.


Abordagem social e combativa da condição do sujeito negro em sociedade.


Busca de uma poética estritamente formal, voltada a jogos de linguagem.


Denúncia da carga de opressão exercida pelos brancos.



PERGUNTA 2
1. “E viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar. A lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua cama de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher.”
(O cortiço, Aluísio Azevedo)

“Naquela tarde Ponciá Vicêncio olhava o arco-íris e sentia um certo temor. Fazia tanto tempo que ela não via a cobra celeste. Na cidade, depois de tantos anos fora da terra, até se esquecia de contemplar o céu. Entretanto, desde cedo, ao acordar com a costumeira angústia no peito, sem querer olhou o céu, como se pedisse a Deus em socorro.”
(Ponciá Vicêncio, Conceição Evaristo)

As abordagens das personagens negras Rita Baiana e Ponciá Vicêncio, nos trechos citados, evidenciam como:

o humor pode ser uma diferente estratégia para contar a história de mulheres negras, tornando as narrativas mais leves, de fácil leitura, mas sem perder a perspectiva irônica e o tom crítico.

nas narrativas em que os negros ocupam posição central, pode-se encontrar, ainda hoje, a reprodução acrítica de representações sociais estereotipadas sobre os negros, que, de algum modo, reforça e legitima o preconceito racial.

existe profundidade humana na abordagem com que escritor e escritora, respectivamente, branco e negra, representam os questionamentos, dúvidas e a existência de suas personagens.

uma literatura de autoria negra pode revelar identidades distintas dos estereótipos de personagens escravizados, sexualizados ou maternais, aprofundando suas angústias existenciais e desenvolvendo subjetividades complexas.

não existe em nenhuma delas a elaboração efetiva de personagens negras, uma vez que na primeira há apenas o aproveitamento de clichês e na segunda a tentativa de desmonte deles.







PERGUNTA 3
1. Analise as afirmativas abaixo acerca das mudanças ocorridas na produção de literatura brasileira contemporânea:

I. Surgem outros formatos de escrita, como os blogs e as redes sociais, novos autores e leitores.
II. Os meios digitais ampliaram as possibilidades e democratizaram as publicações, abolindo os livros impressos em troca das possibilidades inovadoras trazidas pelos novos suportes.
III. A era da multiplicidade revela a quebra de fronteiras, a mistura de estilos, a grande preocupação com o presente, leitores mais ativos e a rapidez na sucessão dos modismos, em meio a um consumo desenfreado.
IV. A literatura aparece como representação dos interesses e se preocupa com os problemas ligados ao acesso à voz e à representação de grupos sociais marginalizados.
V. Os estudos e a produção literária se tornam mais conscientes do lugar de fala: “quem fala e em nome de quem”, o que limita as possibilidades de expressão dos escritores.

Estão corretas as afirmativas:

I, II e III.

Todas as alternativas.

I, II, III e IV.

I, III e IV.

I, III, IV e V.

Soluções para a tarefa

Respondido por Estudante240819
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Resposta:

1) Busca na religiosidade afro-brasileira por uma negritude afetiva e ancestral, com sentido místico.

3) Corretas:

I. Surgem outros formatos de escrita, como os blogs e as redes sociais, novos autores e leitores.

II. A era da multiplicidade revela a quebra de fronteiras, a mistura de estilos, a grande preocupação com o presente, leitores mais ativos e a rapidez na sucessão dos modismos, em meio a um consumo desenfreado.

III. A literatura aparece como representação dos interesses e se preocupa com os problemas ligados ao acesso à voz e à representação de grupos sociais marginalizados.

2)

ERRADA existe profundidade humana na abordagem com que escritor e escritora, respectivamente, branco e negra, representam os questionamentos, dúvidas e a existência de suas personagens.

ERRADA não existe em nenhuma delas a elaboração efetiva de personagens negras, uma vez que na primeira há apenas o aproveitamento de clichês e na segunda a tentativa de desmonte deles.

Explicação:


Estudante240819: ERRADAS
Estudante240819: existe profundidade humana na abordagem com que escritor e escritora, respectivamente, branco e negra, representam os questionamentos, dúvidas e a existência de suas personagens.

não existe em nenhuma delas a elaboração efetiva de personagens negras, uma vez que na primeira há apenas o aproveitamento de clichês e na segunda a tentativa de desmonte deles.
Respondido por rothuzs
0

Resposta:

1 - Busca na religiosidade afro-brasileira por uma negritude afetiva e ancestral, com sentido místico.

2 - uma literatura de autoria negra pode revelar identidades distintas dos estereótipos de personagens escravizados, sexualizados ou maternais, aprofundando suas angústias existenciais e desenvolvendo subjetividades complexas.

3 - I, III e IV.

Explicação:

I. Surgem outros formatos de escrita, como os blogs e as redes sociais, novos autores e leitores. (correto)

II. Os meios digitais ampliaram as possibilidades e democratizaram as publicações, abolindo os livros impressos em troca das possibilidades inovadoras trazidas pelos novos suportes. (incorreto)

III. A era da multiplicidade revela a quebra de fronteiras, a mistura de estilos, a grande preocupação com o presente, leitores mais ativos e a rapidez na sucessão dos modismos, em meio a um consumo desenfreado. (correto)

IV. A literatura aparece como representação dos interesses e se preocupa com os problemas ligados ao acesso à voz e à representação de grupos sociais marginalizados. (correto)

V. Os estudos e a produção literária se tornam mais conscientes do lugar de fala: “quem fala e em nome de quem”, o que limita as possibilidades de expressão dos escritores. (incorreto)

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