PERGUNTA 1
1. “Identificar competências não é suficiente para suportar uma significativa vantagem competitiva, pois empresas vencedoras no mercado global têm sido aquelas que demonstram ser responsivas e rápidas na inovação de produtos flexíveis, ligadas a uma capacidade gerencial para coordenar e recompor efetivamente as competências internas e externas da empresa (TEECE et al., 1997). Em outras palavras, há empresas que acumulam um grande estoque de valorosos ativos tecnológicos e não possuem competências utilizáveis (HITT et al., 2001)”.
TAKAHASHI, S. Estratégias e modelos de negócios de inovação: conteúdo. In: TAKAHASHI, S.; TAKAHASHI, V. P. (Orgs.). Estratégia de inovação : oportunidades e competências. Barueri: Manole, 2011.
Com base no trecho acima, assinale a alternativa que melhor explica as razões do surgimento da abordagem das competências dinâmicas.
Essa abordagem surgiu para desenvolver o planejamento estratégico, com foco nas análises ambientais (ambiente externo e interno), com ênfase nas vantagens competitivas.
A abordagem surgiu para explicar como as combinações de competências e recursos podem ser desenvolvidas, desdobradas e protegidas, enfatizando a utilização de competências na empresa.
A abordagem surgiu para amparar o planejamento de marketing nos resultados dos testes de hipóteses nas pesquisas aplicadas, contribuindo para a escolha dos atributos e benefícios do produto.
A abordagem das competências dinâmicas surgiu como forma de explicar a análise SWOT, priorizando as oportunidades existentes no macroambiente por meio dos pontos fortes da organização.
Essa abordagem surgiu para modelar técnicas de criatividade no âmbito da produção, tendo em vista o uso do brainstorming para gerar ideias inovadoras tanto para produtos como para serviços.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
1. Segundo Dornelas (2014), após o processo de selecionar as melhores ideias, vem a análise de oportunidades, que pode ser feita através de várias maneiras, pois existem muitos modelos e métodos no mercado. O autor discorre sobre três possibilidades para auxiliar o empreendedor nesse estudo, quais sejam: o modelo de Timmons, o Canvas e o efectual. Dornelas (2014) também aconselha que não é necessário o uso dos três, basta escolher apenas aquele que mais se ajuste ao tipo de negócio.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo para visionários : desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
Sobre as escolhas do método de avaliação de oportunidade, é correto o que se afirma em qual alternativa?
Apesar da complexidade da fase de análises de oportunidade, após ser concluída, nada pode ser considerado risco para o negócio.
Ao considerar várias ideias, o empreendedor com certeza incluirá todas elas ao passar pelo funil de análise de oportunidades.
O modelo Timmons questiona o empreendedor sobre o mercado, retorno, vantagens competitivas, equipe e comprometimento.
Ao selecionar a ideia mais rentável, a implementação ainda não pode ser concluída, pois é necessário comprová-la em vários modelos.
O modelo Canvas pode auxiliar pequenos negócios com uma lista de perguntas simples, partindo das intenções do empreendedor.
0,25 pontos
PERGUNTA 3
1. Assinale a alternativa que define o Modelo de Porter acerca das 5 forças
C-) Rivalidade entre concorrentes; ameaças de novos entrantes; Poder de barganha dos clientes; Poder de barganha dos fornecedores; risco de fraude.
D-) Rivalidade entre funcionários; risco social; poder de barganha dos sócios; produtos piratas.
E-) Rivalidade entre concorrentes; ameaças virtuais; risco de liquidez; logística; inovação tecnológica.
B-) Rivalidade entre fornecedores; ameaças políticas; poder de persuasão; risco de mercado.
A-) Rivalidade entre concorrentes; ameaças de novos entrantes; Poder de barganha dos clientes; Poder de barganha dos fornecedores; Ameaças de produtos substitutos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Letra A Pergunta 3
Explicação:
Perguntas interessantes