percepção crítica da obra livro O Menino do Pijama Listrado
Soluções para a tarefa
O personagem principal da obra, o menino, na sua inocência ignora a ocupação do pai, é criado numa redoma de vidro sem perceber os horrores da guerra. Solitário, busca amizade do outro menino sem saber que o mesmo era um condenado dos campos de concentração. E acaba indo parar no crematório de um campo de concentração.
Conclusões:
1- A arrogância, autoritarismo e prepotência do pai ao esconder da família suas atividades nazistas. Família é companheirismo, é solidariedade, é confiança, é compartilhamento, é proteção.
2- A Lei do Retorno: o pai praticava os horrores da guerra e acaba sentindo na pele o que é perder um ente querido nos campos de concentração. Pimenta no olho dos outros é refresco.
3- O erro na educação: querer poupar o filho das atrocidades do mundo. Educar é preparar para o mundo. É adaptar-se ao convívio social, participar dos acontecimentos, não estar alienado ao que se passa ao redor. Educar é preparar para a cidadania. Para um indivíduo pleno, consciente de seus deveres e obrigações.