Percebemos que, nos dias de hoje, a dança afro vem influenciando significativamente outras danças, mesmo as advindas de outros continentes. Isso se justifica pelo fato de a dança africana carregar traços fortes de suas raízes, tais como a musicalidade e a expressão corporal. No início do século XX, o balé moderno incorporou elementos da dança de origem africana, a qual hoje pode ser apreciada nos palcos dos grandes teatros, integrando as grades curriculares dos cursos de graduação em Dança. Com base na leitura do trecho acima, assinalea(s) alternativa(s) correta(s) com relação à dança afro no Brasil:
A- Mercedes Baptista foi a primeira bailarina negra a integrar um grupo de balé clássico oficial no Brasil, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
B- A bailarina Mercedes Baptista não sofreu discriminação social, por ser uma artista respeitada.
C- A bailarina Baptista atuou como coreógrafa da Escola de Samba Beija-Flor, no Rio de Janeir
Soluções para a tarefa
O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente, na região Nordeste do Brasil.
Hoje, a cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas, que se manifestam na música, religião e culinária.
Devido à quantidade de escravos recebidos e também pela migração interna destes, os estados de Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados.
No início do século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos, pois não faziam parte do universo cultural europeu e não representavam sua prosperidade. Eram vistas como retrato de uma cultura atrasada.
Mas, a partir do século XX, começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas genuinamente nacionais e hoje fazem parte do calendário nacional com muitas influências no dia a dia de todos os brasileiros.