Pequeno texto sobre o preconceito com os LGBT
Soluções para a tarefa
Resposta:
Atualmente estamos vivendo em uma sociedade onde o preconceito está presente constantemente. No Brasil os índices de agressões físicas e psicológicas contra a população LGBT têm aumentado. Observa-se que as politicas públicas tem se mobilizado com campanhas para promover o respeito e eliminar o preconceito que culmina em atos de violência. Infelizmente a realidade das múltiplas orientações sexuais e identidades de gênero ainda possuem inúmeros casos de agressões físicas, porém a violência psicológica cria marcas profundas, além de desencadear problemas emocionais.
A partir de novas estratégias e de novos comportamentos podemos estimular o acolhimento, o atendimento e o encaminhamento das demandas da população LGBT, sem discriminação e com respeito, favorecendo a diminuição das dificuldades vividas por esta população nos serviços públicos, de saúde, nas escolas, entre outros locais. O preconceito é resultado de muitos fatores interacionados, portanto não há uma estratégia especifica para solucionar o problema.
Com base nos determinantes sociais da saúde pode-se verificar que os diferentes modos de vida, ambientes de trabalho e valores culturais podem afetar as pessoas como no acesso a saúde e no cuidado, por exemplo, todas as pessoas têm direito ao atendimento humanizado e livre de discriminação por orientação sexual, contudo ainda existem relatos de que esse direito foi violado. Com base nesses aspectos faremos uma análise de alguns serviços que tem adotado essas inciativas além de fazer um paralelo com outras propostas de trabalho que tem como finalidade reduzir os dados de violência além de restabelecer os laços sociais, e minimizar os efeitos psicológicos que o preconceito promove.