pequeno texto de introduçao ,desenvolvimento e conclusao sobre respeito
Soluções para a tarefa
introdução deve conter todas as ideias que serão apresentadas no decorrer do texto. Essas ideias devem estar organizadas de forma simples e que interesse ao leitor. Organização é essencial num texto dissertativo, nunca se afobe ao apresentar as ideias, escreva uma de cada vez, apresente questionamentos organizados e que tenham respostas que serão apresentadas no decorrer do texto.
A introdução é o começo do texto (óbvio) e deve começar atraente, pois é através dela que o leitor perceber se o texto vai ser interessante como um todo. Por mais que o assunto do texto não seja tão interessante, tente fazer com que a introdução fique “gostosa” de se ler. Mas nunca perca a coerência e o foco. Ao questionar algo, impor ideias e persuadir, é necessário ter fontes, dados e provas. Só fale na introdução o que você terá como explicar no decorrer do texto. A introdução é primordial!
Desenvolvimento
É no desenvolvimento que as ideias serão explanadas. Após ler a introdução, o leitor deposita sua expectativa no desenvolvimento do texto, ele espera que aquilo que leu no começo será abordado de forma coerente no decorrer do texto. No desenvolvimento, o individuo está à vontade para expor suas ideias, opiniões e (tentar) persuadir o leitor.
Uma vez que foram apresentadas perguntas na introdução, elas DEVEM ser respondidas no desenvolvimento do texto. Nunca, em hipótese alguma, deixe uma pergunta sem ser respondida, isso fará com que o texto perca a credibilidade. A não ser que a pergunta não tenha resposta mesmo e, ainda assim, o escritor deve dizer algo sobre essa “pergunta sem resposta”.
Tenha calma para não se confundir no decorrer do texto, organize as ideias com calma e cuide sempre para o texto não ficar cansativo. Em cada final de parágrafo deixe um “gostinho de quero mais” e esteja a cada ponto final preparando o leitor para a conclusão. Pense sempre como leitor.
Conclusão
Por se tratar do fim do texto, há quem pense que é menos importante e pode ser feito de qualquer jeito. Engano! É sim o momento final, mas não menos importante. A conclusão deve conter um resume breve, forte e coerente de tudo que foi abordado no texto. Não se esqueça do que foi falado no começo e proponha um final legítimo e coerente com o que foi dito durante todo o texto.