História, perguntado por 20Manuh03, 1 ano atrás

pequeno resumo sobre bandeiras de apresamento e prospecção


20Manuh03: obrigada hizaalves, mas ficou muito grande!! '-'

Soluções para a tarefa

Respondido por HizaAlves
2

As chamadas "Bandeiras" foram movimentos exploratórios (em ambos os sentidos) que partiram sobretudo do atual estado de São Paulo (inicialmente a capitania de São Vicente) em direção ao interior do Brasil, em busca de ouro e escravos. Esses movimentos duraram do final do séc. XVI até o começo do séc. XVIII.

Diferença entre Entradas e Bandeiras

Entradas: movimentos promovidos pelo governo de Portugal com objetivo de expandir o território;Bandeiras: expedições particulares, financiadas com dinheiro próprio, com objetivo de obter lucros.

Os Tipos de Bandeiras

As bandeiras eram sempre movimentos direcionados ao interior da américa do sul, proveniente sobretudo das costas sudeste do Brasil, com destaque especial à Capitania de São Vicente. Esses movimentos eram de caráter puramente econômico, e eram muitas vezes patrocinados pela Coroa e seus intermediários, ou por notáveis da região como forma de investimento.

Essas bandeiras foram categorizadas posteriormente em três tipos principais:

Bandeiras de "apresamento": tinham como objetivo a captura de índios para serem usados como mão-de-obra escrava;Bandeiras de prospecção: destinadas a encontrar recursos minerais rentáveis, sobretudo minas de ouro, prata, cobre ou pedras preciosas;Bandeiras de contrato: destinadas à destruir quilombos e recapturar escravos fugidos.
Perguntas interessantes