Administração, perguntado por samuellimaead, 2 meses atrás

Pensemos no caso de um país em que a educação superior cresceu de forma significativa nos últimos anos, mas onde ainda não existe um número suficiente de formados, e justamente por isso o Estado está considerando subsidiar os cursos universitários. Os políticos querem tomar essa decisão porque estão convencidos de que a educação superior gera externalidades positivas.

MÓCHON, Francisco. Princípios de Economia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Sobre esse assunto, é possível compreender que:

I. Como a educação gera uma externalidade positiva para outros membros da sociedade, ao subsidiar a educação superior o governo iguala o valor social da educação ao custo privado.
II. Internalizar uma externalidade significa alterar os incentivos para que as pessoas levem em conta os efeitos externos de seus atos.
III. O Estado pode internalizar a externalidade taxando ou subsidiando os bens que geram externalidades negativas ou positivas respectivamente.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

A educação superior pública é muito mais cara do que a educação superior privada no Brasil, porém, ela gera diminuição na desigualdade social na medida em que da oportunidade para pessoas de classes sociais mais baixas entrarem e adquirirem conhecimento (alternativa 4).

Porém, boa parte dos alunos que conseguem entrar em uma graduação em universidades públicas são alunos que já possuem boas condições de vida e poderiam buscar por educação no mercado privado.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes