Administração, perguntado por faleconoscordm, 1 ano atrás

Pensar em sistema econômico é pensar em sistemas de preço. Esse raciocínio é válido em economias de mercado organizado pelo sistema capitalista. No sistema capitalista, o sistema de preço define grande parte das decisões econômicas, estimulando algumas decisões ou mesmo desestimulando muitas outras.

Uma tarefa simples como adquirir um calçado ou mesmo fazer uma viagem ao exterior, ou construir uma escola, um hospital, entre outras, depende do sistema de preço. Todavia, esse preço não é estático, pelo contrário, ele se altera o tempo inteiro. Assim, o equilíbrio de mercado é dinâmico, visto que existem momentos que pressionam o preço ora para cima, ora para baixo.

Uma importante ferramenta para analisar as alterações no equilíbrio de mercado são as análises gráficas, pois permitem alterar a dinâmica de preços, a partir de alterações na demanda ou mesmo na oferta. Mudanças no preço de equilíbrio de um bem e na quantidade comercializada no mercado podem ser previstas com base nos deslocamentos em suas curvas de oferta e demanda. As quatro regras seguintes se aplicam a qualquer bem com uma curva de demanda decrescente e uma curva de oferta crescente:
- O aumento na demanda levará ao aumento no preço e na quantidade de equilíbrio.
- A redução na demanda levará à redução no preço e na quantidade de equilíbrio.
- O aumento na oferta levará à redução no preço de equilíbrio e ao aumento na quantidade de equilíbrio.
- A redução na oferta levará ao aumento no preço de equilíbrio e à redução na quantidade de equilíbrio.

Em nosso estudo, oferecemos três passos para analisar as alterações do equilíbrio de mercado, são eles:
- Verificar se a alteração no mercado induz mudanças na curva de oferta ou demanda.
- Identificar a variável, provavelmente envolvida, de acordo com a Lei de Oferta e a Lei de Demanda.
- Verificar se o preço de equilíbrio se desloca para um nível superior ou para um nível inferior.

Em cada uma das declarações a seguir, utilize os três (3) passos supracitados, analise e explique a alteração no preço de equilíbrio:
a) Supondo a existência do equilíbrio de mercado de petróleo. O que acontecerá se houver uma crise internacional na produção/fornecimento desse produto, ceteris paribus?
Obs: A expressão ceteris paribus significa manter tudo o mais constante - o determinante em análise é alterado enquanto todos os outros determinantes são mantidos iguais ou constantes.
b) Suponha a existência do equilíbrio de mercado de pacotes turísticos nacionais. Considerando esse produto como um bem normal, o que acontecerá se houver uma elevação na renda do consumidor?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
37

b. Suponto a existência do equilíbrio de mercado de petróleo, no caso de uma crise internacional de produção e fornecimento, o que ocorrerá será um aumento no preço do barril para que ocorra o equilíbrio entre uma oferta menor e uma demanda proporcionalmente maior.

b. Supondo a existência do equilíbrio de mercado de pacotes turísticos nacionais, caso haja um aumento na renda do consumidor, o que ocorrerá será um aumento na demanda, que resultará no aumento dos preços dos pacotes até atingir o ponto de equilíbrio.

Abraços!

Respondido por claudineiaprins
25

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Explicação:

Vamos empregar os três passos destacados para analisar a primeira questão:

- Visto que a crise envolve fornecimento, a alteração do equilíbrio se dará em função da curva de oferta;

- Tendo em vista que a oferta será afetada, o fornecimento do produto se reduzirá em função de uma alteração tecnológica (produção menor);

- Considerando uma demanda constante e havendo uma queda na oferta, haverá um volume de demanda maior que o volume de oferta induzindo um aumento no preço de equilíbrio do produto.

Vamos empregar os três passos destacados para analisar a questão:

- Visto que a questão envolve a renda do consumidor, a alteração do equilíbrio se dará em função da curva de demanda.

- Tendo em vista que a demanda será afetada, o aumento de renda do consumidor é a variável afetada.

- Considerando uma oferta constante e havendo um aumento na renda do consumidor, haverá mais pessoas dispostas a viajar, induzindo, em dado momento, o aumento do preço de equilíbrio do produto.

Perguntas interessantes