Pensamento político de Karl Marx
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Sua tese fundamental, a pobreza existe como resultado da escolha de um Estado político liberal. Portanto, quem faz tal escolha, os donos do capital.
Não existe nenhuma possibilidade de eliminar a pobreza nas relações liberais da produção econômica, somente no socialismo a inclusão social, em uma economia planificada será possível à existência da justiça social.
As pessoas pobres só aceitam o capitalismo, quando não conhecem a mecanicidade de funcionamento de um sistema fundamentando na concentração da renda, razão natural da pobreza.
Seu pensamento filosófico e político objetivam-se a destruição de uma sociedade de classe no estabelecimento de uma sociedade de iguais.
Sendo assim, a pobreza é muito mais um fenômeno político, que uma condição material. Portanto, o modo de produção material condiciona a vida real.
Para Marx, não existe sociedade política sem trabalho, do mesmo modo a riqueza, sendo a pobreza resultado de uma política de Estado, como fruto do salário não pago.
O que é denominado de mais valia, o salário não pago proporcional à força do trabalho vendido.
A pobreza é produto de uma institucionalização política, existem pobres devido às formas de Estados estabelecidos por forças políticas.
Não é possível o equilíbrio social em uma sociedade política sustentada no liberalismo econômico ou no neoliberalismo.
Portanto, qualquer ideologia que defende tais princípios são mistificações, do pensamento estruturalmente alienado, sem fundamento científico.
A única perspectiva para sociedade é a planificação da economia, o modo de produção socialista, no entanto, hoje os neomarxistas, têm como perspectiva econômica, o liberalismo social, desenvolvimento econômico com a renda distribuída.