Pensamento Científico
Neste Fórum, estudaremos as relações entre a realização da vida humana e social e a ciência. O conhecimento científico é único em sua forma, sobretudo no que diz respeito ao método científico, e levou séculos para se desenvolver. Ao longo do tempo, muitos pensadores discutiram sobre os métodos de investigação científica, em perspectivas diversas nas etapas do pensamento científico. Da antiguidade à contemporaneidade, podemos perceber as aproximações entre os conhecimentos filosóficos e a científicos, sendo o conhecimento científico algo que se constitui e se desenvolve com suas peculiaridades, como pensamento ‘autônomo’ no contexto de advento da modernidade. Diversos pensadores contribuíram com o desenvolvimento das bases do método científico.
No século XX, Karl Popper buscou caracterizar (e delimitar) o conhecimento científico de forma objetiva. A ideia de Popper era a de que nenhuma observação é suficiente para confirmar uma teoria, que bastaria um contraexemplo para demonstrar sua falsidade. O conhecimento científico busca produzir de forma singular, o entendimento mais profundo e verdadeiro sobre a realidade, indo além das percepções empiristas, a partir do momento que destaca o importante papel da teorização e modelagem para representar a realidade com base nas evidências. A ciência contemporânea baseia-se no método probabilístico a partir do teste de hipóteses.
Em suma, o desenvolvimento do método científico ocorre em meio a construção do pensamento científico ao longo da história. Para o aprofundamento dos estudos sobre o tema, apenas como sugestão, recomendamos a leitura dos artigos disponibilizados nos anexos:
i) O artigo O que é a natureza da ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência?, de Breno Arsioli Moura, que nos oferece uma reflexão sobre o conceito de natureza da Ciência em trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
ii) O artigo Métodos científicos de indagación y de construcción del conocimiento de Andrés Jiménez e Alipio Jacinto, publicado na revista EAN, no qual os autores realizam uma descrição e classificação dos métodos de investigação e sua finalidade investigativa, cada um com sua forma particular de analisar o objeto de estudo.
A partir das referências estudadas neste Fórum, sugerimos que vocês, caros(as) estudantes, realizem as seguintes atividades reflexivas:
i) Comente sobre as relações entre ciência e sociedade (humanidade) ao longo da história. Você pode exemplificar em seu comentário, rupturas, continuidades, inovações, avanços e/ou retrocessos que foram trazidos(as) à humanidade como consequência dessas relações.
ii) Tomando como base a realidade social em que nos inserimos, reflita sobre as inovações científicas e/ou contribuições realizadas (ou que estão se desenvolvendo na atualidade) para a melhoria da vida humana e social.
A resposta deve ter no mínimo 5 e no máximo 10 linhas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Resposta:
Explicação:
A ciência humana foi construída pela cultura, pelas crenças ,pelos saberes e pelos costumes , e tem muita importância para sociedade porque possibilita muitos avanços nos campos da saúde, no campo ,na alimentação , na tecnologia entre outros , melhora muito a qualidade de vida pra população .A ciências humanas focam na importância de estudos da humanidade ,que nos permite entender a nossa história e a relação social das pessoas . A ciência tem como objetivo o estudo ,a analise e a interpretação do jeito dos seres humanos interagirem ,muitas vezes ela passa despercebida mas está presente na nossa vida sempre , nas nossas alimentações , no nosso banho, nas nossas compras e nem percebemos .
A natureza é um conjunto de elementos como : construção ,estabelecimento e organização do conhecimento cientifico ,a ciência é a que ocupa um objeto de estudo , e a filosofia ocupa-se ao tentar entender o estudo . A relação do homem e a natureza vem se desenvolvendo muito com a sociedade tanto na relação boa do desenvolvimento do plantio ,como na relação da poluição , desmatamento entre outros ...