Português, perguntado por marcelapl21, 10 meses atrás

pelo que ou pelo quê quando usar?​

Soluções para a tarefa

Respondido por luciana7861
10

O que" é um pronome interrogativo, utilizado no início ou meio da pergunta.

"Oque" não existe.

"O quê" é pronome interrogativo, contudo, utilizado no final da pergunta.

Respondido por brunomelchiori910
7

Resposta:"Pelo que" ou "pelo quê", a depender do contexto

Explicação:

Os Acordos Ortográficos só impõem que devemos acentuar as palavras oxítonas "e" ou "o" de timbre fechado com o circunflexo, e nada mais.[1] A palavra "que" quando for átono, portanto, não será acentuada, e quando for tônica, então se acentuará. Como vou descobrir se ela é tônica ou átono? Simples. Por exemplo: Em "Pelo que você disse, João foi ao mercado" não acentuamos o "que" por ser átono, soando, se não exatemente, pelo menos quase como /ki/; em "Ele foi condenado à cadeia PELO QUÊ?" ou em "Judas trocou Cristo por um saco de moedas, PELO QUÊ [ = por isso][2] ganhou pena infernal" por outro lado,  estes  dois "quês" estão em posição tônica, soando exatamente como /'ke/. Vá de ouvido que você não errará. (Isto tudo vale também para as outras combinações com o "que" e para o "que" isolado.)

[1] "Assinalam-se [..] com o acento circunflexo os [vocábulos oxítonos] que acabam em e, o fechados, seguidos, ou não de s: cajá, hás, jacaré, pés, seridó, sós, dendê, lês, pôs, trisavô, etc. " diz o AO de 1943. E "'2.º "Acentuam-se com acento circunflexo: a) As palavras oxítonas terminadas nas vogais tónicas fechadas que se grafam -e ou -o, seguidas ou não de -s: cortês, dê, dês (de dar), lê, lês (de ler), português, você(s); avô(s), pôs (de

pôr), robô(s)", o AO de 1990.

[2] Neste caso alguns rechaçam o uso do circunflexo, sabe-se lá por quê, já que sempre o pronunciaremos ao "que" aqui tonicamente, senão poder-se-ia deixar em aberto se se está dizendo "por isso ganhou..." ou "por aquilo que ganhou...".

Perguntas interessantes