Pelo amor de deuuuus alguém me ajudaaaaa dou 10 pontos!!!!
RESPONDA
a) Qual foi a forma de governo adotada no Brasil após a independência?
b) O que é uma Constituição e qual a sua função no contexto do Brasil Imperial? c) Pesquise: qual a diferença entre uma constituição outorgada e uma constituição promulgada?
d) Construa uma tabela explicando a função de cada um dos poderes na Constituição de 1824.
Poder Executivo:
Poder Legislativo:
Poder Judiciário:
Poder Moderador:
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Qual foi a forma de governo adotada no Brasil após a independência: A monarquia foi a forma de governo adotada no Brasil desde a Independência, que aconteceu em 7 de setembro de 1822. Até o dia 15 de novembro de 1889, o Brasil foi uma monarquia e, ao longo desse período, o nosso país possuiu dois imperadores, d. Pedro I
b) O que é uma Constituição e qual a sua função no contexto do Brasil Imperial: A Constituição de 1824, outorgada em 25 de março de 1824, foi a primeira Constituição do Brasil e foi elaborada para atender aos interesses do imperador d. Pedro I em não ter os seus poderes limitados pelo Legislativo. Essa Constituição foi elaborada por um pequeno conselho, depois que a Carta proposta pela Constituinte havia sido rejeitada pelo imperador.
c) Pesquise: qual a diferença entre uma constituição outorgada e uma constituição promulgada: Promulgada: é a constituição democrática, ou seja, feita pelos representantes do povo. Por isso, a Constituição de 1988 também é conhecida como Constituição Cidadã. ... Outorgada: é a constituição imposta ao povo pelo governante. Cesarista: é a feita pelo governante, mas submetida à apreciação do povo mediante referendo.
d) Construa uma tabela explicando a função de cada um dos poderes na Constituição de 1824: Dom Pedro I se tornou o líder do processo de independência ao se recusar a retornar para Portugal, em janeiro de 1822, descumprindo as ordens vindas da metrópole, no episódio que ficou conhecido como “Dia do Fico”. Por conta dessa liderança, ele se tornou não somente o protagonista do “Grito do Ipiranga”, mas também o primeiro imperador brasileiro. O novo governante tinha grandes obstáculos a superar, como a consolidação da independência nas províncias (o equivalente hoje aos estados) e a manutenção da unidade territorial do imenso império brasileiro.
O exemplo das antigas colônias espanholas que se transformaram em repúblicas após as suas independências assombrava o Brasil Império, porque várias províncias lutariam para seguir o mesmo caminho das repúblicas latinas. Inúmeras revoltas provinciais no período imperial tiveram como causa a tentativa de se desmembrar do Brasil e implantar uma república.
Explicação: