Português, perguntado por moooo, 1 ano atrás

Pelo Amor de Deus me Ajudem ?

obrigada para quem ajuda

 O caboclo, o padre e o estudante

Um estudante e um padre viajavam pelo sertão, tendo como bagageiro um caboclo. Deram-lhes numa casa um pequeno queijo de cabra. Não sabendo como dividi-lo, mesmo porque chegaria um pequenino pedaço para cada um, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito, pensando engabelar todos com os seus recursos oratórios. Todos aceitaram e foram dormir. À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e comeu-o.

Pela manhã, os três sentaram à mesa para tomar café e cada qual teve de contar o seu sonho. O frade disse ter sonhado com a escada de Jacob e descreveu-a brilhantemente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante, então, narrou que sonhara já dentro do céu à espera do padre que subia, O caboclo sorriu e falou:

— Eu sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá dentro do céu, rodeado de amigos. Eu ficava na terra e gritava:

— Seu doutor, seu padre, o queijo! Vosmincês esqueceram o queijo.

Então, vosmincês respondiam de longe, do céu:

— Come o queijo, caboclo! Come o queijo, caboclo! Nós estamos no céu, não queremos queijo.

O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, levantei-me, enquanto vosmincês dormiam, e comi o queijo...

1)"Quem tem mais estudo sempre se da melhor na vida ".A história confirma essa frase ? Porque ?

2)Encontre no texto os conectores e os classifique

3)Os verbos do texto aparecem em tempo verbal . Porque isso acontece ?

4)Qual a ideia central do texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por PortalGramaticando
4
1) De acordo com o referido texto, não podemos afirmar que "quem tem mais estudo sempre se dá melhor na vida" porque o caboclo, que era o indivíduo com menos formação escolar e acadêmica (quando comparado ao padre e ao estudante), conseguiu comer o queijo inteiro mesmo usando os próprios critérios estabelecidos pelos outros dois.

2) O texto possui vários conectores, como por exemplo: "e" (adição - aparece várias vezes ao longo do texto), "como bagageiro" (comparação), "mesmo porque" (explicação), "durante a noite" (tempo), "tão... que" (consequência). Você tem certeza que a questão realmente pede todos os conectores do texto? 

3)  Os verbos foram inicialmente empregados no pretérito imperfeito, denotando uma ação que começou no tempo e que não foi concluída. Já nas falas dos personagens, os verbos foram empregados no tempo presente. Essa estratégia aproxima o leitor da narrativa, transmitindo a sensação de que os eventos estão ocorrendo naquele instante.

4) O texto dialoga com a ideia da inteligência e da esperteza, indicando que não é somente as pessoas privilegiadas no aspecto escolar e acadêmico que conseguem "se dar bem" na vida, conforme descrito na resposta da primeira questão. No texto, o caboclo demonstrou ser mais inteligente do que o estudante e o padre, refutando, assim, as marcas de seu estereótipo, comportando-se de modo contrário às expectativas do leitor. 
Perguntas interessantes