ENEM, perguntado por cleirm2758, 5 meses atrás

Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, as três principais coroas de misses atribuídas em concursos diferentes -, Miss USA, Miss Teen e Miss América -, foram conquistadas por três moças negras americanas. O New York Times salienta que a vitória das três misses é um símbolo poderoso da evolução dos padrões de beleza americanos, marcados por décadas de racismo. Paralelamente, num site da comunidade universitária americana, o sociólogo Dudley Poston e o demógrafo Rogelio Saénz publicaram um estudo com um título meio provocador: "A maioria branca americana desaparecerá para sempre". De fato, eles observam que na independência, em 1776, a população branca representava 80% dos habitantes das 13 colônias formadoras dos USA. Com a imigração maciça de europeus, a porcentagem de brancos subiu para 90% em 1920 e se manteve neste patamar até 1950. Em seguida esta porcentagem caiu para 60% em 2018 e descerá para baixo de 50% por volta de 2043.
Com base no texto apresentado e nos conteúdos do Material Digital, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

I. No Brasil, assim como nos EUA, a democratização de direitos e de igualdades envolve a luta histórica contra o racismo.
II. Oportunizar a ampla participação política e social para os diferentes grupos é um dos principais pilares do multiculturalismo.
III. Por ser um problema social atualmente superado, a discriminação étnico-racial não exige medidas por parte do poder público.

As afirmações I, II e III são, respectivamente

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

Sobre a luta internacional contra o racismo, a alternativa correta é: I e II estão corretos.

De fato, em ambos os países a luta contra o racismo representa uma pauta envolvendo a democratização de direitos, no sentido de democratizar os direitos de uma determinada parcela da população (Correto).

Sim. O multiculturalismo fundamenta-se na busca pela participação política social de muitos grupos, a fim de se fomentar a igualdade. (Correto).

Muito pelo contrário, a discriminação étnico-racial é um problema que ainda deve ser superado, através de luta e conscientização popular. (Incorreta).

Perguntas interessantes