Saúde, perguntado por adelianunes, 1 ano atrás

Pedro, paciente com 12 anos, chegou à clínica de odontopediatria acompanhado de sua mãe, com queixa principal de fratura nos dentes anteriores e porque está com manchas marrons acastanhadas nos dentes. O histórico de Pedro mostra que possui bons hábitos de escovação, visto que não foi encontrada nenhuma cárie, trata-se de uma criança inquieta, brinca muito e sobe em todo lugar, hábito também constatado porque movimenta muito na cadeira e difícil de mantê-lo quieto. Foi questionado se Pedro caiu ou bateu fortemente com a boca em algum lugar, a resposta de ambos foi negativa. No exame clínico foi constatado que o elemento 21 apresenta um desgaste incisal. Foi percebido também que Pedro rói muito as unhas, fato confirmado pela mãe, que acrescentou:” se deixar ele rói até as unhas dos pés”, entretanto não soube precisar quando começou com esse hábito. De acordo com o texto, descreva o possível diagnóstico com as indicações de tratamento para o paciente Pedro.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
42

Olá!

Pedro apresenta sinais de  desgaste fisiológico constante, potencializado por um elemento externo. Sendo chamado de abrasão. O abrasão é um desgate causado pela interação entre os dentes e outros materiais.

Alguns teóricos determinam que é "abrasão dental pode ser descrita como sendo um desgaste patológico, que resulta de um processo anormal, hábito ou instrumento abrasivo."

Para o tratamento de desgastes nos dentes as estratégicas podem variar. Sendo desde o acompanhamento até a reabilitações bucais demoradas e complexas.

Espero ter ajudado.


Respondido por ClayySacramento
25

Qual possível diagnóstico você daria e tratamento para as manchas marrons acastanhadas relatadas no enunciado?

Perguntas interessantes