Pedro é o proprietário de uma empresa que tem 8 funcionários e é especializada em serviços de manutenção de escritórios. Diariamente, ele distribui seus funcionários em equipes com duas pessoas para atender seus clientes. O número de duplas diferentes que essa empresa pode formar com esses funcionários é.
Soluções para a tarefa
Resposta:
você irá fazer o arranjo
Explicação:
8!/8! - 2!
8!/ 6!
8.7.6/ 6!
corta os dois 6
e fica 8*7
8*7= 56
O número de duplas diferentes que Pedro pode formar com os seus funcionários é 28 duplas.
Para resolvermos esse exercício, temos que aprender o que é a combinação. Em análise combinatória, a combinação é utilizada quando desejamos descobrir quantos agrupamentos de p elementos podemos formar a partir de um conjunto com n elementos.
A combinação é utilizada quando a ordem dos elementos dentro de cada agrupamento não intefere no número de agrupamentos (por exemplo, uma dupla formada por {João, Carlos} é a mesma dupla formada por {Carlos, João
}).
Com isso, temos que para a empresa de Pedro, devemos descobrir o número de combinações possíveis que é possível formar com os 8 funcionários, tomando esses funcionários 2 a 2.
Utilizando a fórmula da combinação, que é:
onde n é o número de elementos do conjunto (no caso de Pedro, 8), e p é o número de elementos de cada agrupamento (no caso de Pedro, 2), temos que o número de duplas diferentes que serão formadas é:
Com isso, concluímos que o número de duplas diferentes que Pedro pode formar com os seus funcionários é 28 duplas.
Para aprender mais, acesse
https://brainly.com.br/tarefa/13214145
brainly.com.br/tarefa/18000782
brainly.com.br/tarefa/18157277
brainly.com.br/tarefa/18478259
brainly.com.br/tarefa/19903142