Pedrinho danava com aqueles medos da vovó. Sempre que ele sugeria alguma aventura nova, lá vinha ela com o tal medo e a tal pontada no coração. Resultado: ele metia-se nas aventuras do mesmo modo, mas escondido, sem licença dela. "Os velhos não entendem os novos"— dizia Pedrinho. "Querem nos governar, querem nos obrigar a fazer exatinho o que eles fazem. Esquecem-se de que se fosse assim, o mundo parava — não havia nada novo... [...]No começo não quer, e opõe-se; mas se realizamos às escondidas alguma aventura, assim que vovó sabe faz uma cara de espanto e de zanga, mas esquece logo a zanga e gosta, e às vezes ainda fica mais entusiasmada do que nós mesmos." E Narizinho acrescentou: "Vovó diz que não, só por dizer, porque o tal 'não' sai da boca dos velhos por força do hábito. Mas o 'não' de vovó quer quase sempre dizer 'sim'."
1. Neste trecho, "Os velhos não entendem os novos"— dizia Pedrinho. "Querem nos governar, querem nos obrigar a fazer exatinho o que eles fazem” o pronome oblíquo NOS refere-se *
1 ponto
a) novos - nós.
b) velhos - eles.
c) Pedrinho e Dona Benta.
d) vovó e seus netos.
roseliaraujo5151:
Letra d
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Resposta:
Explicação:
Respondido por
12
A alternativa correta é a a) novos - nós.
O pronome oblíquo se apresenta no contexto é um termo anáfora.
É designado um termo como anáfora a expressão de determinado discursos para uma referencia a um termo citado de modo anterior. É um recursos que possibilita retornar um tema e o inserir para a estrutura da frase.
O termo anafórico irá se relacionar com algo dito anteriormente. No elemento apresentado o pronome oblíquo se refere ao termo "novos". O "nos" são aqueles que Pedrinho chama de novos. Ele se coloca dentro do conjunto dos novos no texto.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/5100968
Espero ter ajudado.
Anexos:
Perguntas interessantes