Peço que me ajude nessa atividade
. a) Por que podemos afirmar que, logo no início do Período Republicano, Roma
não era uma verdadeira “República”?
b) Explique o conflito decorrente dessa situação e como foi solucionado.
Soluções para a tarefa
Resposta: A) Porque em sua organização, percebemos que a República Romana tinha uma estruturação peculiar por ter características de ordem democrática, aristocrática e monárquica em sua distribuição de poderes.
B) Tal situação levou Roma a novas conquistas de territórios o que levaram ao surgimento de outras personagens políticas.
Explicação: A) O aspecto democrático pode ser visto com a organização das assembleias em que se escolhiam os ocupantes de cargos públicos e se votavam as leis. A natureza aristocrática, por sua vez, se revelava nos amplos poderes da elite patrícia que controlava o Senado. Já a monarquia se via relativamente preservada com relevante papel dos magistrados.
B) Roma e Cartago começam uma série de conflitos que vão durar mais de um século - as guerras púnicas, nas quais Roma obteve a vitória definitiva após destruir por completo Cartago, salgando as suas terras e escravizando o seu povo. Após as guerras púnicas, Roma assume o controle sobre o Mar Mediterrâneo, passando a se referir a ele como mare nostrum, nosso mar em latim. O controle sobre o mediterrâneo foi uma das consequências da expansão romana.
Fonte: A) brasilescola historiag roma periodo republicano
B) querobolsa historia geral republica romana 509 a.C. 27 a.C.,