Peco ajuda na elaboracao do texto narrativo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Texto II
Um Equívoco
Era uma vez dois amigos que se tinham chateado, pois o Tiago pensava que João lhe havia mentido sobre o desaparecimento da sua bola
preferida de futebol.
O pai de Tiago havia lhe dado uma bola muito bonita. João gostou muito da bola do amigo e cobiçou-a. Passaram muitas tardes a jogar, pois era o seu desporto favorito. Um dia Tiago teve um jogo de futebol, mas João não estava na equipa, não tinha sido convocado e por isso não jogou. Como Tiago não largava a sua bola, pediu para que João lha guardasse enquanto decorresse o jogo. João, para não estar só, pediu a Abel que o acompanhasse ao jogo, pois era divertido ver futebol.
A bola de Tiago estava no banco mesmo ao lado de João e Abel sentou-se junto do amigo. O estádio começava a encher e as pessoas passavam entre as filas apertadas das cadeiras de plástico para se dirigirem aos seus lugares. João não podia adivinhar que a bola iria desaparecer, pois, com tanto movimento e agitação no estádio, bastou uma pequena distracção e a bola ganhou um novo lugar. A bola havia-se deslocado, saíra do lugar, mas o pai de João, que também tinha ido ao jogo, apanhara a bola, pois sabia que ela pertencia a Tiago. Abel apercebera-se do sucedido e sabia que a bola era de Tiago e não do pai de João. No fim do jogo, João já não vira a bola, mas ouvira Tiago a contar onde ela estava. João, confuso, nem sabia o que pensar e ficou calado.
No dia seguinte, Tiago foi a casa de João e, para seu espanto, viu a sua bola e imediatamente pensou que o amigo lha tivesse roubado, mas Abel, que também lá estava, contou o que tinha visto. Tiago ficara calado, mas depois de pensar durante algum tempo acabara por dar razão ao Abel, ainda que não estivesse plenamente convencido da falta de culpa do João. Mas a versão do Abel fazia sentido.