Pedagogia, perguntado por sgtguilherme18, 3 meses atrás

Paulo Freire foi o mais célebre educador brasileiro. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Sendo assim, escolha a alternativa que explica com clareza o pensamento de Freire.

A. a) Freire criticava a ideia de que ensinar é transmitir saber, porque para ele a missão do professor era possibilitar a criação ou a reprodução de conhecimentos.

B. b) Freire afirmava que o profissional de educação deve levar os alunos a conhecerem conteúdos, mas não como verdades absolutas. Dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas.

C. c) A valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização preconizado por Freire e está no âmago de seu método para graduação, formulado inicialmente para o ensino de adultos.

D. d) O método Paulo Freire não visa a apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a "compreender o mundo", na expressão famosa do educador.

E. e) Freire traz a ideia de que tudo está em permanente inércia, mas ao mesmo tempo com interação. Por isso, não há futuro a priori, como ele gostava de repetir no fim da vida, como crítica aos intelectuais de esquerda que consideravam a emancipação das classes desfavorecidas como uma inevitabilidade histórica.

Soluções para a tarefa

Respondido por marcelomorais4979
3

Resposta:letra A

Explicação:

Respondido por jujuthrones
0

Resposta:

B) Freire afirmava que o profissional de educação deve levar os alunos a conhecerem conteúdos, mas não como verdades absolutas. Dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas.

Explicação: Freire criticava a ideia de que ensinar é transmitir saber, porque para ele a missão do professor era possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos. Mas ele não comungava da concepção de que o aluno precisa apenas de que lhe sejam facilitadas as condições para o autoaprendizado. Freire previa para o professor um papel diretivo e informativo – portanto, ele não pode renunciar a exercer autoridade. A valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização preconizado por Paulo Freire e está no âmago de seu método de alfabetização, formulado inicialmente para o ensino de adultos.

Perguntas interessantes