História, perguntado por gustavohenriquescher, 9 meses atrás

Patrocinadas pela hierarquia da igreja, as irmandades, organizadas para orações, obras de caridade, sociedades funerárias ou serviços sociais, proporcionaram o contexto da vida religiosa. Sua competição para honrar a si mesmas e a seus respectivos santos resultou na construção de capelas barrocas que pareciam joias e estimularam o trabalho de ourives, artistas, arquitetos, músicos e compositores, muitos deles mulatos. Tanto na América portuguesa quanto na espanhola pode-se falar em “barroco de cidade mineira”, que envolvia ornamentação e douração extremamente elaboradas de estruturas relativamente pequenas.

STUART, B. S.; LOCKHART, J. A América Latina no período colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010 (adaptado).

O texto faz referência a uma dimensão cultural específica da região citada. Desse modo, a união de diferentes setores sociais ocasionou o surgimento de

a) uma entidade social e católica.
b) um movimento artístico e urbano.
c) um consumo excessivo e fraudatório.
d) uma organização política e reformadora.
e) uma comunidade antiescravista e abolicionista.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
5

É correta a alternativa B.

A atuação da Igreja Católica em Minas Gerais no contexto dos Séculos XVII e XVIII (ou seja, no período de Contrarreforma) fez com que surgisse todo um mercado de profissionais urbanos (ourives, marceneiros, pedreiros) e artistas (escultores, músicos, arquitetos) que realizaram as obras que serviram de símbolo físico deste movimento religioso.

Surge, assim, um fenômeno urbano (o Barroco do Brasil se concentrava em algumas cidades, em especial nas cidades próximas da exploração de ouro) e cultural próprio do Brasil.

Perguntas interessantes