Partindo do pressuposto de que a docência existe, em essência, para instigar a reflexão e a transformação (de ideias, gestos, contextos e realidades), trabalhar sob a perspectiva do estudante, de suas necessidades e interesses parece ser o ponto-chave para uma educação inovadora e significativa.
Sabendo que a docência tem condições de realizar ações por meio de projetos que buscam modificar uma realidade ou, ainda, solucionar um problema apresentado pelos estudantes, tornando-os protagonistas do próprio processo de aprendizagem, responda às questões a seguir.
a) Quais situações poderiam ser criadas para resolver o problema do lixo na comunidade em um projeto de três meses?
b) É possível relacionar a questão do lixo com a falta de brinquedos dos estudantes?
c) Como o projeto poderia impactar a comunidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) Inicialmente, poderia ser interessante estudar a questão da reciclagem, conscientizando os estudantes e a família a partir de um evento. Além disso, poderia-se realizar um mutirão para limpar o bairro. Quanto à questão da falta de saneamento básico, seria possível enviar uma carta para as autoridades responsáveis para buscar solucionar o problema, o que poderia ser feito juntamente ao componente curricular de Ciências, abordando temas como doenças transmissíveis, ciclo da água, entre outros conteúdos associados. Também poderia ser realizado um trabalho integrado à Geografia, a fim de buscar compreender o que faz o córrego transbordar, quais mudanças geográficas aconteceram na comunidade que ocasionaram essa situação e como ela poderia ser modificada.
b) Esses dois problemas podem ser solucionados utilizando o lixo para construir brinquedos de material reciclável, que pode ser usado nas aulas ou levado para casa.
c) Esse projeto pode trazer inúmeros impactos positivos para a comunidade, tal como a despoluição do córrego e das ruas. Pode ser que o envio da carta para as autoridades locais também surta efeitos e, assim, a comunidade seja lembrada.
Explicação: