partindo da ideia de que a política pública é um conceito abstrato isso requer um esforço intelectual para conseguir torna lo concreto palpável podemos comparar a política pública a alma e para tomar Forma precisa de um corpo as políticas públicas tomam forma por meio de programas públicos projetos leis campanhas publicitárias esclarecimentos públicos inovações tecnológicos e organizações subsídios governamentais rotinas administrativas decisões judiciais coordenação em rede atores gasto público direto contratos com stakeholders dentre outros nesse sentido a lei de diretrizes e bases da educação nacional
Soluções para a tarefa
Restante da questão.
a.
Não é uma política pública e sim afirmativa, pois, visa atender grupos minoritários e movimentos sociais historicamente marginalizados como forma de reinserção dos indivíduos no mundo da ciência, tecnologia, cultura e trabalho.
b.
É uma política pública distributiva, cuja função é ofertar bens e serviços – Educação/Saúde/Segurança – para todos os cidadãos independente de suas condições socioeconômicas e da contribuição com impostos para o Estado.
c.
É uma política pública regulatória, afinal, define leis, regras e normas, inclusive constitucionais, para um modelo de educação que se projeta com a finalidade de alienação das classes populares.
d.
É uma política pública redistributiva, porque é feita a alocação de recursos, bens e serviços, por meio de programas sociais, que visam atender as necessidades dos desprovidos de recursos financeiros.
Letra B.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), configura-se como uma política pública distributiva, cuja funcionalidade encontra-se relacionada com a oferta de bens e serviços na área de educação.
Dessa forma, promove a realocação de recursos adquiridos pelo Estado por meio dos impostos de cidadãos, para o investimento nas estruturas escolares, pagamento de funcionários públicos (professores, servidores) e qualificação da educação nacional para todos.