História, perguntado por brunanitzke, 1 ano atrás

Partilha da África.
Resumo de o que foi e o que aconteceu.

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandads96
75
Foi triste... Bem, basicamente foi na época do Neocolonialismo, segunda metade do século XIX. Vários países como a Inglaterra, Alemanha, Portugal e outros países europeus se reuniram na chamada Conferencia de Berlim (1884 – 1885). Lá definiram quem ficaria com que pedaço de terra sem pensar em que povos lá viviam, apenas motivados pelos seus proprios interesses economicos (mais consumidores, mais materia prima e mão de obra mais barata). Nisso, tribos inimigas foram postas em mesmos territórios e tribos amigas foram separadas.
Uma consequencia disso tudo foi o conflito etnico em Ruanda, um massacre entre os tutsis e hutus. Outro exemplo de conflito foi a Guerra dos Boêres,
Recomendo: filme Hotel Ruanda
Respondido por Usuário anônimo
46
No século XIX, as potências Europeias, no grande surto industrial proporcionado pela Revolução Industrial na Inglaterra, necessitava de um grande volume de matéria-prima para manter a produção aquecida e também de mercados consumidores fora de seus países. A solução foi explorar a África e a Ásia, para conseguir suprir as novas necessidades.

Os europeus usavam a desculpa de uma "missão civilizadora" como justificativa para explorar e dominar da maneira que quisessem. Foi através da Conferência de Berlim que as grandes potências enfim partilharam a África e a Ásia conforme seus interesses.

Essa divisão ficou conhecida como imperialismo ou neocolonialismo.
Perguntas interessantes