História, perguntado por jeovads890, 6 meses atrás

partidos que surgiram com a reforma política-eleitoral promovidas por Geisel e implementadas por Figueiredo no contexto da reabertura política: *​

Soluções para a tarefa

Respondido por daianasousa788
0

Resposta:

Foi criada a lei que restabelecia o pluripartidarismo, e foi aprovada através da Lei Federal n° 6.767, de 20 de dezembro de 1979.

Com isso, a Arena se transformou no Partido Democrático Social (PDS), que continuava apoiando o governo.

Já o MDB se transformou no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que contava com opositores do regime, mas ele também deu origem a novos partidos:

PTB - (Partido Trabalhista Brasileiro) - Reunia antigas lideranças ligadas ao antigo trabalhismo de João Goulart e Getúlio Vargas.

PT - (Partido dos Trabalhadores) - Criado a partir de novas lideranças sindicais surgidas após o fim do AI-5. Principalmente do movimento operário surgido na Grande São Paulo e Região do Grande ABC. De orientação radical de esquerda, combatia ao extremo o governo ditatorial, criticava a política econômica e social do regime, e era o mais combatido tanto pelo próprio regime, quando pelos partidos de direita.

PDT - (Partido Democrático Trabalhista) - Criado pela dissidência do trabalhismo dentro do PTB. Dentre os dissidentes, estava Leonel Brizola.

PP - (Partido Popular) - De orientação moderada, tentava ser um meio-termo entre o PDS e o PMDB, e cujas lideranças foram o então governador do Rio de Janeiro Chagas Freitas e o senador mineiro Tancredo Neves. Sem conseguir se consolidar em nível nacional, o partido foi incorporado ao PMDB em 1981.

Perguntas interessantes