Partidário do nacionalismo e do modelo ocidental de governo, Sun Yat-Sen queria que a China se transformasse em um Estado moderno e republicano. A República, no entanto, não se estabeleceu em todo país, devido ao fato de que:
a) ( ) Extensas áreas do território chinês ficaram nas mãos dos “senhores da guerra” (chefes militares que possuía exércitos particulares e enorme poder local).
b) ( )Os republicanos preocupavam-se apenas com os grandes centros urbanos, não dando atenção às regiões rurais.
c) ( ) Existia um forte sentimento de apoio ao Imperador e antirrepublicano majoritário na população chinesa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a
Explicação:
A República da China (chinês tradicional: 中華民國, chinês simplificado: 中华民国, pinyin: Zhōnghuá Mínguó) foi o regime político que sucedeu na China à última dinastia imperial, a Qing, no ano 1912. O período republicano foi uma etapa de grandes convulsões políticas e sociais, marcada pela independência virtual de amplas zonas de China, sob o controle dos chamados "senhores da guerra", e pelos numerosos confrontos bélicos, especialmente a Segunda Guerra Sino-Japonesa e, a partir de 1945, a guerra civil entre o Kuomintang, o partido político que dominava as instituições da República, sob o comando de Chiang Kai-shek, e o Partido Comunista Chinês.
A vitória dos comunistas na guerra civil, sob a liderança de Mao Zedong, em 1949, pôs fim ao regime da República no continente chinês, com a proclamação da nova República Popular Chinesa. O exército comunista, no entanto, nunca conseguiu ocupar a ilha de Taiwan, única província chinesa na qual se manteve até a actualidade o regime da República de China.