participação na Revolução russa de josef stalin??
Soluções para a tarefa
Josef Stalin (1878-1953), nascido Iosif Dugachvili, foi um político revolucionário e tirano de origem georgiana. Stalin ficou conhecido por ter participado ativamente da Revolução Bolchevique, realizada na Rússia em 1917, juntamente a Lenin, Trotsky e outros comunistas eslavos. Ele também foi o líder que mais tempo ficou à frente do poder supremo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) – quase trinta anos –, tendo participado da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) nesse período.
Stalin e o comunismo
O contato de Josef Stalin com o comunismo ocorreu quando ele era ainda bastante jovem. Em 1899, ainda com 21 anos de idade, Stalin entrou para a vida clandestina em seu país natal, Geórgia, a fim de aprender técnicas de guerrilha e outros métodos revolucionários com os sociais-democratas locais, como assaltos a bancos e agências dos correios. Antes mesmo de ingressar na clandestinidade e na vida de revolucionário, Stalin entrou em contato com autores como Marx, Plekhanov e Lenin.
A atuação entre sociais-democratas, todavia, não foi suficiente para Stalin, que decidiu pouco tempo depois se associar aos comunistas russos, em especial aos bolcheviques, isto é, o grupo de revolucionários comandados por Vladimir Lenin.
Da Revolução Bolchevique à tirania
Stalin teve contato com os bolcheviques pela primeira vez em 1905, em um congresso realizado na Finlândia. Ainda em 1905, os membros do Partido Bolchevique levaram a cabo a primeira tentativa de pôr abaixo o Império Russo e implementar o processo revolucionário, mas a tentativa fracassou. Stalin aproveitou a oportunidade para melhor se articular com os outros membros do Partido.
Algumas lideranças, como Leon Trotsky – que mais tarde seria o comandante do Exército Vermelho –, não viam Stalin com bons olhos. O georgiano era visto como um montanhês grosseiro e sem cultura. Por conta de suas desavenças com Stalin, Trotsky seria, mais tarde, exilado da URSS e assassinado no México, em 1940.