Química, perguntado por luismarton3, 5 meses atrás

Parte do gás carbônico presente na atmosfera é absorvida nos oceanos. Assim, torna-se disponível para as seguintes reações:
CO2(g) + H2O(l) ↔

H2CO3(aq) ↔ HCO3-(aq) + H+ ↔
H+ + CO32-
Esse conjunto de reações inclui o sistema de tamponamento das águas oceânicas. Entretanto, o crescente aumento na emissão de gás carbônico, decorrente da queima de combustíveis fósseis, por exemplo, e o consequente aumento de sua captação na água do mar têm sido associados ao fenômeno de acidificação oceânica. Previsões pessimistas sugerem, em decorrência desse processo, o decréscimo do pH do mar em até 0,4 unidades até o final do século.
Diante do exposto, analise as proposições a seguir:
I. O aumento da concentração de CO2 dissolvido na água do mar desloca o equilíbrio das reações para a direita, com o consequente aumento de íons H+ no meio.
II. A diminuição do pH prevista para o final do século corresponde ao aumento na concentração de íons H+ em torno de 4%.
III. Devido à ação tamponante do sistema carbonato, o aumento do CO2 dissolvido na água do mar implica menor quantidade de íons HCO3- disponíveis para sofrer nova dissociação em H+ + CO32-.
Está(ão) correta(s) apenas:

Soluções para a tarefa

Respondido por farmaciahmaa123
2

Resposta:

m

Explicação:

Perguntas interessantes