PARTE 1 - LEIA A PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL A SEGUIR.
Os textos a seguir tratam acerca da Nova política nacional da educação especial. Leia-os e produza o gênero solicitado.
Texto 1
Nova política nacional de educação especial: avanço ou retrocesso?
O governo federal lançou, na semana passada, a nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE). O decreto permite que mais de 1,3 milhão de estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento, como autismo, e altas habilidades frequentem salas e escolas especiais – sob argumento de que, nesses contextos, eles terão atendimento especializado, conforme suas necessidades.
Para o governo, a nova política é um avanço.
“Equitativa e inclusiva ao longo da vida, a PNEE representa um passo significativo desse governo rumo a um país mais justo e com igualdade de oportunidades”, disse a primeira-dama Michelle Bolsonaro, que ocupa a posição de presidente do Conselho do Programa Pátria Voluntária.
Para parte dos educadores, a medida é um retrocesso.
“Em uma sociedade moderna, isso é inconcebível, é querer separar pessoas em caixinhas. Temos que trabalhar nas barreiras que impedem essa pessoa de ter acesso e participação no mundo e não em acentuar suas diferenças”, disse a coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped) da Unicamp, Maria Teresa Mantoan, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
A nova PNEE substitui a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008. Esta, que coloca a escola comum no centro do processo de inclusão, foi a ação responsável pelo aumento das matrículas dos estudantes especiais – chegando a 1,3 milhão na educação básica.
[...]
“Um dos princípios norteadores desta política nacional é a valorização das singularidades e do direito do estudante e das famílias no processo de decisão sobre a alternativa mais adequada para o atendimento educacional especializado”, afirmou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.
De acordo com o texto, a adesão por estados e municípios à PNEE será voluntária. [...]
Para Régis Henrique dos Reis Silva, que é professor da Unicamp e doutor em filosofia e história da educação, a PNEE retoma práticas implementadas no Brasil nos anos 1970 e 1980 – e que foram abolidas para dar espaço à inclusão de todos os alunos.
“Não é uma ruptura, mas a diferença é o modo como isso vai ser organizado e estruturado. Além disso, chama atenção a responsabilidade que o documento dá para a decisão das famílias, delega a escolha para elas” [...].
Disponível em: Acesso em: 22 abr. 2021.
Texto 2
Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020.
Disponível em: Acesso em: 22 abr. 2021.
COMANDO DA REDAÇÃO REALIZADA PELO ALUNO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO:
Você é mãe/pai de um menino com deficiência e representante da Associação de Apoio às Famílias e Pessoas com Deficiências (AAFPD) e, como tal, acompanha todas as notícias que se relacionam a essa realidade. Por isso, está a par das mudanças referentes à Nova Política Nacional de Educação Especial. Nesse sentido, após a leitura do texto “Nova política nacional de educação especial: avanço ou retrocesso (texto 1)”, decidiu chamar a atenção para a polêmica, compartilhando um pouco da experiência com seu filho, no blog da instituição a qual representa.
Assim, escreva um RELATO, contando sua trajetória como mãe de um deficiente, tendo em vista o período escolar percorrido até o momento por ele, de modo que, também, seu ponto de vista quanto ao tema fique explícito. Seu texto deve conter o mínimo de 15 e o máximo de 22 linhas.
Produção textual do aluno(a), a ser revisada.
Fonte: a autora.
PARTE 2 - ENUNCIADO DO MAPA:
Você, professor de língua portuguesa, está passando por um processo de seleção para uma vaga de docente de redação. Após a apresentação do currículo e entrevista, fará a avaliação prática, na qual deverá revisar o texto de um aluno do 1º ano do ensino médio (destacado acima), tendo em vista a proposta apresentada.
Assim, leia e considere as intervenções necessárias a serem feitas na produção textual do(a) aluno(a). Para isso, lembre-se de ter como base a teoria apresentada na unidade 2, ou seja, coloque em prática o(s) tipo(s) de revisão mais adequado(s) à situação, os componentes básicos que devem aparecer nas intervenções, os princípios apresentados por Serafini (1998), as operações linguísticas elaboradas por Fabre (1986) que você espera que o aluno faça, a as características do gênero relato, o comando de produção, temática, escolhas linguísticas etc. Para auxiliá-lo, acesse o material teórico extra acerca do gênero relato. Você deve apresentar sua resposta em forma de um texto no qual aponte as correções e intervenções a serem feitas na produção do aluno. Seu texto deve ter a extensão máxima de uma lauda considerando as normas de formatação das atividades discursivas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
nao entendi
Explicação:
Esta é uma questão de produção criativa. Por esse motivo, não existe uma resposta que seja padrão. Assim, cada aluno deve elaborar o seu próprio texto. Apesar disso, indicarei, abaixo, alguns pontos que podem te inspirar .
Para isso, é necessário que sua redação tenha introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, você precisa contextualizar o tema e, em seguida, inserir uma tese. No desenvolvimento, você precisa inserir argumentos e defendê-los de forma eficaz. Na conclusão, retome a discussão e encerre o texto.
Evite repetir palavras de forma desnecessária. Isso vai melhorar a coesão de seu texto. Além disso, atente-se aos erros de modalidade escrita. Revise seu texto antes de entregá-lo.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/32755990
Bons estudos!