Português, perguntado por layzab438, 8 meses atrás

Páris, filho do rei de Tróia, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XIII e XII A.C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram à porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. À noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão. Daí surgiu a expressão "presente de grego". Em "puseram-no", a forma pronominal "no" refere-se:

a) aos termos "presente" e "cavalo de madeira".
b) à expressão "muros fortificados".
c) ao antecedente distante "choque".
d) ao termo "rei grego".
e) ao antecedente "gregos".​

Soluções para a tarefa

Respondido por cizabellacarvalho
59

Resposta:

A expressão representa o recebimento de algum presente que traz prejuízo a quem o recebe. ... Os troianos levaram o cavalo para dentro de seus muros, acreditando que o suposto presente era uma rendição dos gregos.

Explicação:


allysson17silvino: ???
caroldatupa: é a A
Respondido por yuri14rodrigues
4

O termo do texto "puseram-no" faz referência direta ao cavalo de madeira que foi deixado pelo gregos na porta das tropas troianas. Sendo assim, o pronome "no" que indica os termos na alternativa A está correto.

"Puseram-no" se refere ao presente, que era o cavalo de madeira.

Os pronomes são as palavras que irão acompanhar os substantivos, sendo que alguns pronomes podem substituí-los, de maneira direta ou indireta.

Os tipos de pronomes são:

  • Pronomes pessoais;
  • Pronomes possessivos;
  • Pronomes demonstrativos;
  • Pronomes relativos;
  • Pronome indefinidos;
  • Pronomes interrogativos.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/25651825

Anexos:
Perguntas interessantes