Paramécios são protozoários de água doce. O que ocorreria com a célula de um paramécio caso seus vacúolos contráteis deixassem de funcionar?
Soluções para a tarefa
Resposta:pela diferença de concentração de sais entre a água e a célula, ocorreria um difusão facilitada que iria deixar a célula tão cheia de água que ela explodiria.
Explicação:Vacúolos pulsáteis ou contráteis são organelas citoplasmáticas existentes na célula de alguns protozoários como o Paramecium, que realizam a osmorregulação, ou seja, o controle do volume celular, e deixam o meio externo com concentração idêntica ao meio interno do ser vivo, permitindo a expulsão do excesso de água com excretas tóxicas ao organismo.
Animais de água salgada quase não necessitam de vacúolos contráteis pois, por ser já concentrada, a água salina é equiparável à concentração interna do ser vivo. Então essa organela está mais presente em animais que vivem em locais com diferenciações de concentração entre seu corpo e o exterior. Logo em água doce seria necessário a presença desse órgão osmorregulador.