Paradoxos podem gerar conhecimento e inovação!
Como vimos em nossa 1ª Teleaula, quanto maior a turbulência, mais complexo se torna o mundo e maior será a ocorrência de paradoxos. As empresas bem-sucedidas, além de enfrentarem os paradoxos e conflitos, conseguem tirar vantagens deles. Lembrando que os paradoxos se definem pela existência simultânea de duas realidades opostas e aparentemente irreconciliáveis, como por exemplo, a razão e a emoção.
Os paradoxos fazem parte das nossas vidas e no ambiente empresarial não é diferente. Há algum tempo acreditava-se que o conflito era algo a ser evitado, porém hoje passou a ser visto como algo intrínseco às organizações.
A realidade atual exige das empresas inovação, e os conflitos decorrentes dos paradoxos são aliados neste processo, pois promovem mudanças e permitem que a partir do compartilhamento de ideias e pensamentos divergentes possam ser desenvolvidos novos produtos, processos e serviços inovadores a partir de novos conhecimentos criados dentro das organizações.
De acordo com a perspectiva de que paradoxos e conflitos não são necessariamente negativos, o conhecimento a respeito das práticas de gestão do conhecimento mais adequadas para conduzi-los podem fazer toda diferença para os profissionais e para as empresas em seus processos de inovação e criação de novos conhecimentos.
Diante disso, quero convidar você a compartilhar as suas experiências:
Faça uma breve dissertação (de até 10 linhas),relatando algum paradoxo ou situação de conflito que você já tenha vivenciado, de preferência em atuação profissional. Descreva como o processo foi conduzido pelo seu gestor, se houve oportunidade para compartilhamento de ideias e troca de experiências entre os envolvidos, e se o processo como um todo, possibilitou mudanças positivas, criação de novos conhecimentos e inovação para os envolvidos e para a empresa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Um bom exemplo no processo de tomada de decisão é visto quando a gestão de uma empresa, observa os candidatos durante uma possível contratação, avaliando quais podem compor seu quadro para que não seja comprometido o planejamento empresarial, e, assim, a situação de oferta e de procura, dialogam respectivamente com a necessidade de novos membros para a equipe e a procura para a prestação de serviço na empresa.
A tomada de decisão corresponde as fases do planejamento estratégico que se desenvolve a partir de quatro instrumentos básicos, sendo:
- O ato de planejar;
- A organização;
- A direção e o controle.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás