Para Weber, a burocracia é uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização. Cada disfunção é uma consequência não prevista pelo modelo weberiano. Sobre as disfunções, analise as assertivas:
I – Internacionalização das regras: os regulamentos, de meios, passam a ser os principais objetivos do burocrata.
II – Excesso de formalismo e de papelório: a necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações dentro da burocracia, a fim de que tudo possa ser devidamente testemunhado por escrito, pode conduzir à tendência ao excesso de formalismo, de documentação e, consequentemente, de papelório.
III – Resistência a mudanças: essa mudança tende a ser interpretada pelo funcionário como algo que ele desconhece, e, portanto, algo que pode trazer perigo à sua segurança e tranquilidade.
IV – Despersonalização do relacionamento: a burocracia tem com uma de suas características a impessoalidade no relacionamento entre os funcionários. Daí o seu caráter impessoal.
V – Categorização como base do processo decisorial: quem decide é sempre aquele que ocupa o posto hierárquico mais alto, mesmo que nada saiba a respeito do problema a ser resolvido.
Assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A resposta certa é:
V - V - V - V - V
V - V - V - V - V
Perguntas interessantes
Física,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Música,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás